Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura trabalha para minimizar impactos da chuva que atingiu Piracicaba ontem, 29/01

Volume foi de 64,33 mm, com concentração entre as 19h30 e 20h30; prefeito Helinho Zanatta acompanha os trabalhos da força-tarefa integrada por diversas secretarias municipais

Piracicaba registrou 64,33 milímetros de chuva na noite de ontem, quinta-feira, 29/01, com concentração entre as 19h30 e 20h30, conforme dados do pluviômetro da base da Defesa Civil. Em razão do alto volume, foram registrados pontos de alagamento em diferentes regiões do município, incluindo áreas rurais. Desde a noite de ontem, uma força-tarefa da Prefeitura atua de forma contínua nas ruas para identificar e sanar os problemas.

Anuncie aqui

O prefeito Helinho Zanatta esteve nos locais afetados na noite de ontem, 29/01, e manhã de hoje, 30/01, para avaliação dos danos, e destacou o trabalho emergencial realizado na avenida Armando de Salles Oliveira, ao lado do Clube de Campo, um dos pontos mais atingidos pelo temporal.

“Todas as equipes da Secretaria de Obras estão mobilizadas e seguem atuando na limpeza de bueiros e valas que apresentaram entupimentos em diversos pontos da cidade. Na avenida Armando de Salles Oliveira, o trabalho é emergencial para liberação do trânsito o mais breve possível e restabelecimento da normalidade. A Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Família mantém contato com as comunidades para identificar as necessidades das famílias atingidas”, explicou o prefeito.

Outros locais do município também receberam atendimento das equipes municipais. A passarela do córrego do Enxofre e a passarela próxima ao Carrefour, que liga ao bairro Castelinho, foram limpas e desobstruídas pela Secretaria de Obras. Também estão em andamento serviços de limpeza na estrada do Bongue, no córrego da avenida Abel Pereira, nas avenidas Piracicamirim, Alberto Vollet Sachs e 31 de Março e região da avenida Beira Rio e Rua do Porto, com atuação na desobstrução de valas e bueiros.

Na zona rural, houve registros de danos em diversas localidades. Na estrada de terra do bairro Itaperu (rua das Jacobinas), máquinas já atuam para restabelecer as condições de tráfego. Também foram afetados os bairros Pau D’Alhinho, Estrada Francisco Peres Gonzales, Limoeiro, Santa Olímpia, Santana, Vila Belém, Água Santa, Ibitiruna, Jiboinha e Pau Queimado. Equipes da Secretaria de Agricultura trabalham para minimizar os impactos identificados.

Na saúde, foram registrados problemas de infiltrações e entrada de água em unidades de saúde, mas não houve interrupção do atendimento. As equipes de manutenção estão realizando intervenções, de acordo com as prioridades, e agendando serviço de limpeza para as que forem necessárias.

No Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foi necessário remanejar alguns atendimentos, e todas as medidas foram adotadas para que o impacto fosse o menor possível.

A Prefeitura mantém uma força-tarefa mobilizada, com atuação integrada das secretarias de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos; Segurança Pública, Trânsito e Transportes; Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Guarda Civil, CPFL e Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os impactos causados pelo temporal e restabelecer a normalidade nas áreas afetadas.

Prefeito Helinho Zanatta e o secretário de Segurança Pública Odair Mello estiveram e pontos atingidos

RIOS MONITORADOS – A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios Piracicaba e Corumbataí. De acordo com dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo (Saisp), às 10h desta sexta-feira, 30/01, o rio Piracicaba encontrava-se em Estado de Atenção nos dois pontos de medição, com 3,32 metros na área urbana e 3,09 metros na região de Artemis. Já o rio Corumbataí, no ponto de captação de Piracicaba, registrava 2,96 metros, fora do Estado de Atenção.

Os níveis de referência do rio Piracicaba são: Atenção (3,21 metros), Alerta (3,71 metros), Emergência (4,20 metros) e Extravasamento (4,78 metros).

A previsão do tempo indica continuidade das chuvas nesta sexta-feira, 30/01, com acumulado estimado de 22 milímetros. Para sábado, 31/01, a previsão é de 3 milímetros.

ORIENTAÇÕES À POPULAÇÃO – Em caso de chuvas fortes, a Defesa Civil orienta que motoristas e pedestres evitem locais com histórico de alagamento, como a avenida Armando de Salles Oliveira, no trecho entre o Terminal Central de Integração (TCI) e a avenida Independência; a avenida 31 de Março; e o cruzamento da rua Gomes Carneiro com a rua Santa Cruz.

No caso de transbordamento do rio Piracicaba, os pontos mais suscetíveis a alagamentos são a região da Rua do Porto, avenida Beira Rio, Bongue, avenidas Cruzeiro do Sul e Jaime Pereira, além dos bairros Ondas, Algodoal, Ondinhas, São Francisco, Estoril, Jupiá, Gran Park e Ártemis. Já o rio Corumbataí pode causar alagamentos nas regiões de Santa Terezinha, Vila Rios e IAA-Bessy. O ribeirão Piracicamirim pode transbordar em áreas como Serra Verde, Ipanema, Astúrias, Bosque da Água Branca, Maracanã, Morumbi, Vila Independência e em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs.

SERVIÇO – Em caso de necessidade, a população pode acionar diretamente os órgãos de emergência. O atendimento dos Bombeiros está disponível pelo telefone 193, enquanto a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199; A Guarda Civil pode ser acionada no 153 e a Polícia Militar 190.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Tragédia durante temporal reforça alerta para risco em áreas alagadas em Piracicaba

Motociclista perde a vida após ser levado pela força da água na Avenida 31 de Março; autoridades pedem que...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Prefeitura de Rio Claro divulga datas, horários e ordem dos desfiles...

Desfiles acontecem nos dias 14, 15 e 17 de fevereiro, na Passarela do Samba, na Avenida Brasil. A Prefeitura de Rio Claro divulgou a programação...

Morre aos 86 anos o radialista e ex-vereador Sérgio Carnevale, ícone...

Voz histórica do rádio rioclarense, apresentador do “Show do Meio Dia” por seis décadas, deixou legado na imprensa, na política e na vida da...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Polícia Militar recupera motocicleta roubada e prende criminoso em flagrante no...

Ação rápida das equipes resultou na localização do veículo, apreensão de simulacro, celulares e na ratificação da prisão em Rio Claro. Na tarde desta quarta-feira...
Anuncie aqui