Anuncie aqui
Anuncie aqui

Primeiro final de semana de junho com frio no centro-sul

Primeiro final de semana do mês com destaque para o ar seco sobre muitas regiões do Brasil. As temperaturas continuam bem baixas entre madrugadas e manhãs, sobre o Sul, Sudeste e até mesmo no Centro-Oeste do país.

Anuncie aqui

No sábado (03), o dia começa com formação de nevoeiro no leste de São Paulo, inclusive na capital, parte do estado do Rio De Janeiro, Zona da Mata Mineira e no nordeste de Minas Gerais.

O risco para geadas ainda continua alto tanto no sábado, quanto no domingo (04), sobre a Região Serrana de Santa Catarina, parte do sul do Paraná e na Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas.

Chuva aumenta no sul do Rio Grande do Sul

Com a passagem de uma frente fria sobre o oceano, as condições de chuva aumenta já no final do sábado sobre o sul do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha, mas não há grandes alertas para estas áreas.

A maior parte do Sul do Brasil vai ter predomínio de sol, quase sem nebulosidade, céu azul e tempo firme. A umidade, aumenta em parte do Centro-Oeste e há previsão de chuva localizada ao longo do final de semana sobre o norte e oeste de Mato Grosso, mas não há risco de chuva volumosa, enquanto na região de Cuiabá e nas demais áreas, seguiremos durante estes próximos dias com tempo firme e seco, com baixos índices de umidade relativa do ar.

Atenção para baixa UR

Com a falta de chuva e o tempo aberto, os índices de umidade relativa do ar voltam a entrar em declínio no decorrer deste final de semana sobre muitos estados do centro-sul do país. Interior de São Paulo, noroeste e Triângulo de Minas, estados de Goiás, região do Distrito Federal, sul e leste de Mato Grosso e grande parte do estado de Mato Grosso do Sul, podem registrar índices inferiores a 30% durante as tardes no decorrer destes próximos dias, além do noroeste da Bahia, centro-sul do Piauí, sul do Maranhão e o estado do Tocantins.

O impacto do ar seco na saúde

O ar seco causa incômodo nos olhos, nariz, lábios e no trato respiratório, por ressecar as mucosas. Mucosas ressecadas são mais sensíveis e por isso ficam sujeitas a irritações, principalmente se as coçarmos. Mucosas ressecadas também são mais suscetíveis a microferidas, que as deixam mais vulneráveis à penetração de vírus e bactérias, que podem desenvolver infecções de intensidade variada. Além disso, a maioria dos vírus e bactérias sobrevive por mais tempo em ambiente seco.

Por isso no inverno o contágio de gripes e resfriados é mais comum. Com o ar seco, infecções oportunistas também são mais comuns, como conjuntivites. As doenças alérgicas do trato respiratório também são facilitadas e ambientes mais poeirentos incomodam bastante o nariz e os olhos.

Atenção! Com o ar bastante seco, em boa parte do interior do país, a sudorese é facilitada e se perde facilmente maior quantidade de líquidos pela transpiração. Desta forma, ao praticar atividades físicas em ambientes secos o risco de desidratação é elevado, causando variações na pressão sanguínea, variação do ritmo cardiorrespiratório, eventuais dores de cabeça e, em casos mais severos, disenteria, desmaios, etc.

Fonte: Climatempo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Vereador Julinho Lopes discute projeto ambiental para diagnóstico em propriedades rurais

O vereador Julinho Lopes (Progressistas) participou de discussões sobre a implantação do projeto “Nascentes Rio Claro”, fruto de um...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Noite violenta em Rio Claro: Três Homicídios e uma Tentativa em...

"Em uma única noite, três pessoas foram assassinadas e uma ficou gravemente ferida em ocorrências na região do bairro das Nações. Mais cedo, outro...

“Outubro Rosa no Clube Rio Claro Sul: Prevenção e Solidariedade em...

No último dia 29 de outubro, o Clube Rio Claro Sul foi palco de uma noite memorável, marcada pela união em prol de uma...
Anuncie aqui

10º Sarau Solidário Sons de Nebadon: Uma Celebração de Talentos e...

Na última terça-feira (5), Rio Claro foi palco de uma noite inesquecível com o 10º Sarau Solidário Sons de Nebadon, realizado no Grupo Ginástico...

CIESP Regional Rio Claro celebra 75 anos com evento memorável e...

Noite festiva reúne lideranças, homenagens especiais e música de qualidade para marcar décadas de contribuição ao desenvolvimento industrial   Na sexta-feira, 8 de novembro, o Grupo...
Anuncie aqui