Iniciativa do Instituto Lumiarte promove apresentações afetivas para idosos em Rio Claro, Santa Gertrudes e Araras.
O projeto “Arte do Coração”, desenvolvido pelo Instituto Lumiarte com apoio da Usina São João, dará sequência em julho à sua série de apresentações musicais voltadas a casas de repouso e instituições de cuidado de idosos. A proposta é levar afeto, memória e acolhimento por meio da música regional, despertando lembranças e emoções em quem tanto contribuiu com a história e a cultura de suas comunidades.
Em Rio Claro, o músico Ademilson será o responsável por dois encontros. O primeiro acontece no dia 16 de julho, quarta-feira, às 16 horas, no Abrigo Terça da Serra. Já no dia 18 de julho, sexta-feira, às 15 horas, ele se apresentará no Hospital Bezerra de Menezes. Também no dia 18, outras duas cidades receberão o projeto. Em Santa Gertrudes, às 9 horas, a sanfoneira Ivone Vigatto levará seu repertório ao Lar dos Velhinhos; e às 10 horas, o músico Rodriguinho se apresentará na Casa do Idoso Emanuel, em Araras.
A programação de julho continua com Ivone Vigatto, que retorna a Santa Gertrudes no dia 25 de julho, sexta-feira, às 15 horas, para uma apresentação no abrigo Cantinho do Aconchego. No dia seguinte, 26 de julho, sábado, Ivone encerra sua participação do mês com uma atividade musical no CRAS da cidade. Vale destacar que todas as atividades são restritas exclusivamente para o público atendido por cada projeto.
Com um repertório composto por canções de raiz, modas de viola e clássicos da cultura caipira, o “Arte do Coração” aposta na força da música para criar pontes entre gerações e valorizar a história de vida dos idosos atendidos. “A música regional tem um poder imenso de tocar o coração. É uma ponte entre gerações e uma forma de reconhecer as histórias de vida dessas pessoas que tanto contribuíram com nossa cultura”, afirma Welton Nadai, diretor artístico do Instituto Lumiarte.
Ao todo, o projeto vai atender 25 instituições em seis cidades do interior paulista: Cordeirópolis, Rio Claro, Piracicaba, Limeira, Santa Gertrudes e Araras. Cada apresentação é cuidadosamente planejada, com atenção ao volume, duração e escolha das músicas, de modo a garantir que a experiência seja significativa e respeitosa para todos os envolvidos.
A nova fase do “Arte do Coração” reafirma o compromisso do Instituto Lumiarte com a promoção da cultura como ferramenta de inclusão e bem-estar, valorizando a memória afetiva dos idosos e fortalecendo os laços com a tradição musical brasileira.
AGENDA DAS APRESENTAÇÕES
16 de julho (quarta-feira), às 16h – Abrigo Terça da Serra, em Rio Claro, com Ademilson
18 de julho (sexta-feira), às 9h – Lar dos Velhinhos, em Santa Gertrudes, com Ivone Vigatto
18 de julho (sexta-feira), às 10h – Casa do Idoso Emanuel, em Araras, com Rodriguinho
18 de julho (sexta-feira), às 15h – Hospital Bezerra de Menezes, em Rio Claro, com Ademilson
25 de julho (sexta-feira), às 15h – Cantinho do Aconchego, em Santa Gertrudes, com Ivone Vigatto
26 de julho (sábado) – CRAS de Santa Gertrudes, com Ivone Vigatto