Mais atividades práticas, em pronto socorrismo e combate a incêndios serão realizadas na semana que vem.
Resgate de vítimas em áreas alagadas foi o assunto de quinta-feira (28) no terceiro ciclo de treinamento técnico da Defesa Civil, em Rio Claro. A capacitação foi realizada na piscina municipal e comandada pelo Corpo de Bombeiros. “Foi uma atividade bastante proveitosa, com orientações importantes sobre esse tipo de procedimento”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba, que acompanhou parte dos trabalhos.
Outras duas atividades práticas estão programadas para a semana que vem. Na quarta-feira (3) o tema será pronto socorrismo e na quinta-feira, incêndio florestal. “São situações em que precisamos estar sempre muito bem preparados”, explica o diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Wagner Martins Araújo.
O treinamento começou na segunda-feira (25) e tem o objetivo de atualizar os participantes sobre técnicas e procedimentos operacionais na área da Defesa Civil. Aproximadamente 90 profissionais participam das atividades, incluindo integrantes da Defesa Civil rio-clarense, Guarda Civil Municipal, Samu, Tiro de Guerra e da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Gertrudes.
As aulas teóricas são realizadas na sede da Secretaria de Segurança, no Bairro do Estádio, das 7h15 ao meio dia. O treinamento terá carga horária de 60 horas/aula e abrange os temas legislação de Defesa Civil, plano preventivo de Defesa Civil, procedimentos operacionais padrão, vistorias de campo, técnicas para resgate de vítimas em áreas alagadas, combate a incêndios florestais, pronto socorrismo, climatologia e outros.
A realização é da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário.