Ao longo dos últimos anos, várias iniciativas de inclusão foram providenciadas pelo município.
Nesta quarta-feira, 3 dezembro, é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “É uma data que ganha cada vez mais importância e nos alerta sobre a necessidade de novos avanços em prol da inclusão social e do respeito às pessoas com deficiência”, afirma Yves Carbinatti, titular da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pasta criada neste ano pelo prefeito Gustavo.
Além de comemorar a data com atividades no setor de saúde, que terá palestras sobre o assunto, o município de Rio Claro tem adotado uma série de medidas que colaboram para a inclusão social. “São ações que demonstram o reconhecimento dos direitos dessas pessoas”, ressalta o prefeito. “Cada vez mais a sociedade deve se engajar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, afirma.
Em Rio Claro, todos os prédios públicos, como as oito escolas e o hospital público municipal que foram inaugurados nos últimos anos, tiveram dispositivos de acessibilidade contemplados no projeto arquitetônico. A nova frota de ônibus urbanos também é 100% dotada de acessibilidade, uma exigência da prefeitura na contratação do serviço. Alguns prédios, como o Casarão da Cultura e o da UPA da 29, ganharam rampas de acesso.
Outra preocupação para facilitar a utilização dos espaços públicos pelas pessoas com deficiência tem sido a instalação de placas em alto relevo e em braile em suas dependências, como ocorreu no Centro Cultural e no Paço Municipal, numa parceria da prefeitura com a empresa júnior do Colégio Puríssimo.
No setor habitacional a entrega de moradias reserva percentual para pessoas com deficiência.
Na semana passada, entre os 315 formandos dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade, 12 eram alunos do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para comunicação com pessoas surdas, e 4 eram meninas com síndrome de down, que concluíram o curso de artesanato denominado “cromossomos da arte”. O município providenciou também a entrega de centenas de aparelhos auditivos. Em vários eventos promovidos pela prefeitura, a comunicação por Libras e a descrição visual têm sido utilizadas.
A oportunidade de inclusão é apresentada em eventos públicos, como no carnaval e na chegada do Papai Noel com espaços exclusivos para pessoas com deficiência. Recentemente, Rio Claro recebeu o Selo “Amigo da Pessoa com Tea”, concedido pela secretaria do estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Na semana passada o município de Rio Claro prestou homenagem aos seus atletas paralímpicos pelo desempenho nas competições no ano de 2025. “Foram quase 40 medalhas, o que demonstra a determinação e empenho de cada atleta e seus treinadores em sempre acreditarem que é possível conquistar objetivos na vida”, destacou Yves Carbinatti. Ao cumprimentar os atletas e seus familiares, o prefeito Gustavo ressaltou que todos são exemplo para a comunidade. “Vocês estão de parabéns, muito obrigado por destacarem positivamente o nome de nossa cidade”, afirmou. A homenagem aos atletas paraolímpicos marcou também o início da participação de Rio Claro na Virada Inclusiva, organizada pelo governo estadual e que irá até o próximo dia 11.





