Testes de HIV são realizados nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, além do Sepa.
A campanha Fique Sabendo, que amplia a testagem de HIV e sífilis no município, terá ação nessa sexta-feira (8) na Unesp. Para fazer o teste, basta comparecer ao local das 8 às 11 horas.
Durante a campanha, realizada ao longo do mês de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde intensifica ações preventivas e amplia o acesso a exames gratuitos para identificar precocemente o vírus HIV e casos de sífilis.
“A campanha inclui ações extramuros, que são aquelas realizadas fora do ambiente da unidade de saúde”, observa Mariza Secco Clemente, que coordena o Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais (Sepa).
As unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família também realizam testagem gratuita e atividades de orientação sobre as doenças. Os horários variam de acordo com a programação de cada unidade. É importante que o paciente entre em contato com a unidade de saúde mais próxima para realizar o teste. O Sepa também realiza a testagem, basta entrar em contato pelo telefone 3533-3350. O resultado fica pronto em poucos minutos.
“A testagem é fundamental para o diagnóstico precoce da infecção e acompanhamento do paciente, além de interromper a cadeia de transmissão”, observa Camila Fontana Rovari, responsável pelo setor de atenção primária da Fundação Municipal de Saúde.
Atualmente, em Rio Claro, cerca de 900 pessoas com HIV realizam o tratamento no Sepa. Neste ano foram diagnosticados 26 novos casos de pacientes com HIV.