Evento consolida-se como importante ação cultural.
Como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, Rio Claro realizou sábado (22) a primeira edição do Concurso Negrume Sorriso 2025, que reuniu dezenas de pessoas num evento marcado pela valorização da cultura afro-brasileira, da diversidade e da representatividade negra.
Organizado por Sara Ferreira, conhecida como Mãe Sara, o concurso destacou-se pela grande presença da comunidade e pelo engajamento de instituições públicas, coletivos culturais e patrocinadores locais. A prefeitura de Rio Claro apoiou o evento e foi representada pela vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme e pela secretária da Mulher, Cátia Gabeloni, e pela assessora Sindy Salla Sá.

Rauana Emanuelly Faria foi coroada a grande vencedora do concurso, que teve Daniele Cristina de Oliveira Ribeiro em segundo lugar e Juliana dos Santos na terceira colocação.

O concurso foi apadrinhado por Selminha Sorriso, porta-bandeira da Beija-Flor de Nilópolis. Selminha enviou vídeos de apoio e incentivo especialmente gravados para o evento, destacando a importância da valorização da comunidade negra.
O Negrume Sorriso 2025 teve os patrocinadores JA Moda Afro, Carpe Diem, Hope Resort, Kátia Ribeiro Estética, Fio e Cabelo, Garden Cerri, Ateliê das Flores – Garden Cerri, Lírio da Paz, Jorge Germano, Espaço Calixto e Karin Prado, e o apoio de Maria Angela Tavares de Lima e Kessya Cândido. A Escola de Samba Samuca e a Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade) também estiveram representadas.
A programação contou com a apresentação do Coral Nostal Soul e som do DJ Taciano.
De acordo com os organizadores, o Concurso Negrume Sorriso deverá entrar para o calendário cultural da cidade como uma importante ação cultural no município, celebrando heranças, histórias e identidades.





