Anuncie aqui
Anuncie aqui

Rio sobe 10 centímetros por hora e cerca de 60 famílias precisam deixar casas em Capivari

Manancial registrou 3,60 metros às 18h de segunda (3) de acordo com a Defesa Civil do município.

65 famílias precisaram deixar as próprias casas em Capivari (SP) após o rio que corta o município e leva o nome da cidade transbordar na madrugada desta segunda-feira (3).

Anuncie aqui

O nível do manancial tem subido cerca de 10 centímetros por hora, segundo a prefeitura de Capivari. No início da noite desta segunda, o rio registrou 3,60 metros de acordo com a Defesa Civil do município.

“Deixem suas casas, porque [o rio] vai subir muito ainda e a previsão é que aconteça ainda nesta madrugada [de terça-feira, 4]”, informa o secretário de segurança pública de Capivari Mauro Junior.

Desabrigados e desalojados

De acordo com o secretário, as equipes da Defesa Civil de Capivari têm estado pelas ruas para alertar e retirar os moradores de áreas de risco desde domingo (2).

Até a o início da tarde desta segunda-feira, 18 famílias desabrigadas procuraram abrigo no ginásio municipal. Já 47 famílias ficaram desalojadas e buscaram amparo em casas de amigos e familiares.

No entanto, o número de moradores que buscaram ajuda cresceu e Capivari abriu mais dois abrigos, fechando a noite de segunda-feira com 205 pessoas no acolhimento municipal.

“A Defesa Civil do Estado emitiu alerta agora a pouco, dizendo que esse clima vai permanecer pelo menos na quarta-feira dessa semana. A soma das bacias que deságuam no Rio Capivari chegou a 340 milímetros, muita água. Capivari, infelizmente, sempre sofre mais do que as outras cidades porque o rio passa dentro da cidade. Então, parte da água de Campinas, Monte Mor e seus afluentes passam por Capivari e ocorre o extravasamento”, informa o secretário de segurança pública.

 


Imagem área da Rua Bento Dias, na região Central de Capivari, após rio transbordar em dezembro de 2024 — Foto: Tiago Ferreira/ Prefeitura de Capivari/Foto de arquivo

Serviço

Moradores em situação de risco podem solicitar auxílio da Defesa Civil pelo telefone de emergência 153 ou (19) 3491-1311, além do aplicativo de emergência da Defesa Civil.

Relato

O EPTV 2, jornal da EPTV, afiliada da Rede Globo, entrevistou a moradora do Bairro Juventus Maria Schneider. Ela teve a casa invadida pela água.

“Eu pedi tudo. Anos atrás, não dava isso. Vem dando [enchente] de um tempo para cá. Eu sei que é em todo estado, em todo o Brasil. Só que eu tive uma vida inteira pra construir aquela casa, que era uma casa boa e não era considerada de risco, como hoje ela está. Ninguém tem ideia, só quem passa por uma enchente sabe”, informa a moradora de Capivari Maria Schneider.

Isenção de IPTU

Consultada, a Prefeitura de Capivari afirmou que terá isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para moradores atingidos pela enchente em dezembro de 2024 na cidade. Mas, os detalhes de como funcionará o benefício ainda serão decididos em fevereiro de 2025, com o retorno das sessões na Câmara Municipal.

“A Defesa Civil da cidade já está preparando um relatório com todas as casas atingidas que será enviada a Secretaria de Desenvolvimento Social nos próximos dias”, garantiu.

Enchentes em dezembro

O rio que corta Capivari transbordou no dia 28 de dezembro de 2024 após as chuvas intensas que atingiram a região. A cidade registrou, pelo menos, 36 pontos de alagamentos.

Fonte: g1 Piracicaba  e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA SOMAM ESFORÇOS E FORTALECEM SUAS ECONOMIAS

A conclusão do Acordo de Parceria entre o Mercosul e a União Europeia, anunciada em 6 de dezembro de...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Chineladas (in)consequentes!

A campanha da Havaianas com Fernanda Torres sugere começar 2026 com os dois pés, algo interpretado como mensagem anti-direita. O “filho do capitão” jogou...
Anuncie aqui

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Café Solidário do GACC reúne comunidade em manhã de afeto e...

Evento chega à 13ª edição com artesanato, música e campanha para montagem das Cestas de Natal das famílias assistidas.   O tradicional Café Solidário do GACC...
Anuncie aqui