Anuncie aqui
Anuncie aqui

Santa Casa de Rio Claro faz campanha para incentivar a doação de órgãos

De janeiro a agosto deste ano, Rio Claro teve sete notificações de morte cerebral, no entanto, apenas três doadores de órgãos.

Estima-se que mais de 65 mil pessoas aguardam na fila de espera para receber um transplante no Brasil. A necessidade de alertar a população para a importância de se falar com familiares sobre a doação de órgãos é o objetivo da campanha Setembro Verde, que é promovida em todo o mundo.

Anuncie aqui

Em Rio Claro, a Santa Casa alerta para o fato de que das sete notificações de morte cerebral recebidas entre janeiro e agosto deste ano, apenas três resultaram na doação de órgãos. Os números são da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e fornecidos pelo hospital, que atende uma população estimada de 270 mil habitantes.

Dentre os órgãos mais captados pela Santa Casa de Rio Claro estão rins, fígado e córneas. Em 2023 dos 3 doadores foi possível captar. Na sequência, aparecem córneas (2), ossos (2) e tendão (1). Ainda quanto aos números referentes à 2023, a maior parte dos doadores são homens entre 40 e 60 anos.

Já ao longo de todo o ano passado, a Santa Casa realizou notificação de 15 possíveis doadores, sendo que apenas cinco doaram. Nos últimos dez anos, foi em 2020 que houve o maior número de transplantes realizados, com sete doadores. No entanto, as perspectivas para este ano são boas, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos, neste ano as taxas de doação e transplante devem ultrapassar aquelas do período pré-pandemia.

Entretanto, um número preocupa, o aumento nas taxas de negativa familiar, que passou de 42% antes da pandemia, para 72% neste primeiro semestre no estado de São Paulo. A coordenadora de enfermagem da UTI da Santa Casa de Rio Claro, Cinthia Cristina C. dos Santos, explica que a família tem um papel muito importante neste sentido. “Se confirmada a morte encefálica e a família não for doadora, os equipamentos podem ser desligados pela equipe de saúde. Mas a doação de órgãos também pode acontecer entre vivos, no caso de rins, medula e fígado; desde que respeitadas algumas regras”, esclarece.

Portanto, a Campanha Setembro Verde incentiva o diálogo sobre a doação e o incentivo entre familiares. Conforme as leis do Brasil, apesar da escolha da pessoa em doar seus órgãos, a decisão final recai sobre a família, ou seja, o diálogo com a família e amigos é essencial para que o desejo seja respeitado.

A INSTITUIÇÃO

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro é uma entidade filantrópica fundada em 1885. Referência em toda a região, a instituição atende uma população estimada de 270 mil habitantes, compreendendo os municípios de Rio Claro, Santa Gertrudes, Itirapina, Ipeúna, Analândia e Corumbataí.

Com uma estrutura privilegiada, instalada em uma área de 36.307m², com 18.921,78m² de área construída, a Santa Casa conta com um corpo clínico de 150 médicos de 24 especialidades. Ao todo, 1040 funcionários compõem o quadro que presta serviços reconhecidos em todo o Brasil.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

Desde 2017, Brasil adota esquema de uma vacina por toda a vida. O estado de São Paulo registrou a primeira...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Avião que fez pouso forçado em rodovia de SP é usado...

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) explicou que a aeronave é bastante versátil e não necessita de pistas muito longas para pousos...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia...

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba. Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de infláveis gigantes, que...

Celebrando Sete Décadas de Alegria: Ana Steinberg Reúne Amigos para uma...

Aos 70 anos, Ana Steinberg mostra que a idade é apenas um número e celebra a vida com intensidade e gratidão, em uma festa...
Anuncie aqui

Vereador Luciano Bonsucesso do PL é Detido pela PM em Shopping...

Parlamentar foi retirado algemado do local e encaminhado para delegacia; partido emite comunicado sobre o incidente. Na manhã desta terça-feira (23), uma situação singular tomou...

Arquiteta Lívia Sturaro inaugura escritório para transformar sonhos em realidade

Com experiência diversificada e paixão pelo design, profissional oferece serviços personalizados de arquitetura e consultoria   Na busca por transformar sonhos em realidade, a arquiteta Lívia...
Anuncie aqui