Anuncie aqui
Anuncie aqui

Secretaria de Saúde reforça normas para velórios e sepultamentos em RC

Portaria mantém proibição de velórios e cerimônias de sepultamentos de vítimas confirmadas ou suspeitas de Covid-19.

A pandemia de coronavírus continua exigindo mudanças de comportamento social e cultural, o que inclui as atividades de velório e sepultamento de corpos. A prefeitura de Rio Claro publicou na sexta-feira (11) portaria que volta a orientar e esclarecer sobre as regras de funerais e velórios.

Anuncie aqui

As cerimônias fúnebres relativas às vítimas confirmadas ou suspeitas da Covid-19 não são permitidos durante os períodos de isolamento social e quarentena.

Para as pessoas que morrem em decorrência de outras causas, as cerimônias de velórios e sepultamentos são permitidas, porém, com várias exigências sanitárias especificadas na portaria da Secretaria Municipal de Saúde.

É exigido disponibilizar água, sabão, papel toalha e álcool em gel a 70% para higienização das mãos durante todo o velório.

A urna mortuária deve ficar em local aberto ou ventilado e não se pode usar ventiladores e equipamentos de ar-condicionado nas salas dos velórios. Também não é permitida a presença de pessoas com sintomas respiratórios e pessoas que pertençam ao grupo de risco para agravamento da Covid-19, ou seja, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos.

Quem for ao velório deverá respeitar distanciamento das demais pessoas e utilizar máscara de proteção cobrindo boca e nariz, durante todo o período do velório e sepultamento. Não é permitido disponibilizar alimentos. Para bebidas, devem-se observar as medidas de não compartilhamento de copos.

A portaria recomenda que o velório e o sepultamento ocorram com no máximo 10 pessoas, pela contraindicação de aglomerações.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Campanha de doação de medula continua neste sábado em Rio Claro

Após 320 cadastros na sexta-feira, ação segue no Grêmio com meta de alcançar mil doadores em apoio à pequena...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto com o 10º BAEP termina com dois criminosos mortos em...

Dupla em motocicleta furtada atirou contra equipes da Polícia Militar durante acompanhamento; armas de fogo foram apreendidas no local. Na noite desse Domingo (5), uma...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Jovem morre em acidente com motocicleta na Rodovia Fausto Santomauro em...

Motocicleta tombou na pista e foi atingida por um carro que seguia logo atrás. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente. Um grave acidente...
Anuncie aqui

Polícia Militar prende homem após ameaçar e tentar agredir a própria...

A ação rápida da PM impediu nova agressão e garantiu a segurança da vítima no bairro Parque São Jorge. Na manhã de terça-feira (7), a...

No ritmo da emoção, Casamba realiza grande disputa de samba-enredo para...

Evento reuniu todas as escolas de samba de Rio Claro, marcou a força da comunidade e consagrou o samba de Willian Leandro como vencedor...
Anuncie aqui