Material online destaca o bate-papo com o filósofo Mário Sérgio Cortella
Um projeto idealizado pelo professor de língua portuguesa Antônio Archangelo, e que ganhou corpo e identidade por iniciativa dos próprios alunos da rede estadual de ensino em Rio Claro, está lançando a segunda edição da Revista Camões neste mês. O destaque fica para a entrevista especial, com o filósofo Mário Sérgio Cortella, tratando os desafios do ensino e aprendizado online por conta do cenário pandêmico atual. E também o bate-papo com Maria Lúcia Karam, juíza aposentada do Tribunal de Justiça no Estado do Rio de Janeiro, que é ativista e batalha pela igualdade de gênero em todas as camadas da sociedade.
Além de aproximar os alunos do seu cotidiano e intimidade no uso das ferramentas digitais, a intenção do professor Antônio Archangelo é proporcionar uma aprendizagem por meio de experiências que possam descobrir o potencial de cada um deles. “Este trabalho é uma forma de manter a chama dos alunos acesa e ampliar o seu engajamento com os estudos mesmo à distância”, analisa o idealizador do projeto.
Entre estas experiências, os estudantes colocaram à prova o aprendizado em língua inglesa, ao entrevistar e traduzir, a conversa, em inglês, com o novo fenômeno da música mundial, o duo YouNotUs. A dupla de djs alemães fala sobre como as pessoas se conectam a partir da música.
“Um projeto que quebra paradigmas e procura adaptar à realidade dos alunos, aos processos de ensino que podemos aplicar”, aponta Antônio Archangelo, ao relatar a reportagem realizada com o índio Olívio Jekué. O nativo conversou com os estudantes sobre a origem da cultura brasileira e nossos traços indígenas inseridos nelas. O professor destaca que este tipo de aprendizado acrescenta muito ao currículo escolar do ensino público.
capa original revista do camões
Confira a segunda Edição da Revista eletrônica é só clicar no link em anexo.
Para ter acesso a todos os conteúdos produzidos pelos alunos e pelo professor Antônio: Jornal do Camões. É só acessar o link.