Anuncie aqui
Anuncie aqui

SP Mobile recupera quase 16 mil celulares e devolve mais de 5 mil a vítimas em 2025

Com cruzamento de dados e envio de alertas a usuários, sistema fortalece o combate ao crime organizado e acelera a devolução de aparelhos às vítimas.

O programa SP Mobile recuperou 15,9 mil celulares e devolveu 5,4 mil aparelhos às vítimas entre junho e novembro de 2025 no estado de São Paulo. Os dispositivos, que haviam sido roubados ou furtados, foram localizados a partir do cruzamento do número de identificação dos aparelhos, conhecido como IMEI, com boletins de ocorrência e informações repassadas pelas operadoras de telefonia.

Anuncie aqui

O sistema estadual integra de forma estruturada ações de prevenção e repressão aos crimes de furto e roubo de celulares. A iniciativa fortalece o enfrentamento ao crime organizado, amplia a eficiência das investigações policiais e contribui para o aumento da segurança da população ao dificultar a circulação de aparelhos de origem criminosa.

Para viabilizar a devolução, o SP Mobile identifica celulares reativados e envia alertas aos usuários, orientando sobre a regularização da situação. O comunicado informa que o aparelho consta como roubado ou furtado. Após receber o alerta, a pessoa deve comparecer a uma delegacia, informar como adquiriu o celular e entregá-lo para posterior devolução à vítima.

Para que o sistema consiga localizar o aparelho, é necessário que a vítima do roubo ou furto faça um boletim de ocorrência, informando o número do IMEI do aparelho.

Resultados do SP Mobile

O processo acelera as restituições e reforça o combate ao crime organizado ao desestimular a circulação de aparelhos de origem criminosa. O mecanismo também atua de forma direta na repressão ao mercado de receptação, ao retirar de circulação produtos provenientes de roubos ou furtos. Entre junho e novembro, o sistema enviou 3,9 mil notificações, sendo 824 em junho, 670 em setembro, 1.441 em outubro e 965 em novembro.

Os resultados do programa mostram crescimento consistente ao longo dos meses. Em junho, foram recuperados 1,3 mil celulares; em julho, 3 mil; em agosto, 1,5 mil; em setembro, 3,4 mil; em outubro, 2,3 mil; e em novembro, 4,2 mil. No mesmo intervalo, o número de celulares devolvidos às vítimas também apresentou avanço significativo, com 857 restituições em junho, 1.058 em julho, 794 em agosto, 1.344 em setembro, 645 em outubro e 718 em novembro, alcançando o total de 5.416 aparelhos restituídos.

Segundo o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba, o objetivo primordial do programa é desestimular a comercialização de telefones celulares de origem ilícita, desarticulando a cadeia logística da subtração e combatendo o crime organizado. “Ao inibir o mercado de receptação, o programa ataca o incentivo financeiro que motiva os roubos e furtos”, explicou.

“Com resultados expressivos, o SP Mobile se consolida como uma ferramenta estratégica no combate ao crime organizado e na devolução de bens às vítimas, ao integrar tecnologia, investigação policial e cooperação com as operadoras de telefonia para tornar o estado de São Paulo mais seguro”, completou o delegado.

Impacto do sistema na redução de roubos e furtos de celular

“Os reflexos da atuação do SP Mobile já são observados nos indicadores criminais do estado, com redução nos registros de roubos e furtos de celulares”, afirmou o coordenador do programa. Segundo ele, o impacto está diretamente relacionado à estratégia de desestimular a receptação e retirar de circulação aparelhos de origem criminosa, atingindo o incentivo financeiro que sustenta esse tipo de delito.

De janeiro a outubro deste ano, o estado de São Paulo registrou 215,5 mil ocorrências de roubos e furtos de celulares, o que representa uma queda de 5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“A resposta rápida do SP Mobile, aliada à responsabilização dos receptadores e à conscientização da população, tem fortalecido a confiança nas instituições de segurança e consolidado o sistema como uma política pública eficaz no enfrentamento ao crime organizado”, concluiu o delegado.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Natal Azul de Rio Claro

Por Nilson Nicoletti Há um momento especial em que a cidade muda de ritmo. As ruas parecem respirar mais fundo,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem de 21 anos morre baleado por policial após tentar fugir...

Daniel Vitor da Silva Vieira tentou fugir a pé e foi atingido no estacionamento de uma galeria comercial na madrugada deste sábado. Um jovem de...

Colisão com viatura da GCM termina em prisão por embriaguez ao...

Motociclista da Guarda Civil Municipal foi arremessado ao solo após motorista ignorar sinalização de parada obrigatória. Na noite de sexta-feira, 19 de dezembro de 2025,...

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui