Anuncie aqui
Anuncie aqui

SP passa de 4,1 mil mortes por coronavírus e dobra número de vítimas em duas semanas

Mais de 51 mil casos foram confirmados, 78% em jovens e adultos, mas mortalidade predomina entre idosos

O número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 4.118 nesta quarta-feira (13), dobrando em apenas duas semanas – eram 2.049 no dia 28 de abril.

Anuncie aqui

A cada dez vítimas fatais da COVID-19, pelo menos sete tinham 60 anos ou mais. Por outro lado, este grupo representa apenas 21% do total de casos confirmados, que predominam entre os não idosos. Das 51.097 pessoas infectadas em SP, 78% eram crianças, jovens ou adultos com até 59 anos.

Até o momento, 434 municípios tiveram pelo menos um caso confirmado e houve no mínimo uma morte em 192 cidades, entre as 645 que integram o Estado.

As internações também têm crescido. Hoje, são 9,6 mil pacientes internados em SP, sendo 3.702 em UTI e 5.950 em enfermaria. Quinze dias atrás, eram cerca de 8 mil. A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a COVID-19 é de 68,3% no Estado de São Paulo e 87,2% na Grande São Paulo.

Perfil da mortalidade

Entre as vítimas fatais, estão 2.422 homens e 1.696 mulheres. Os óbitos continuam concentrados em pacientes com 60 anos ou mais, totalizando 73,1% das mortes. Observando faixas etárias subdividas a cada dez anos, nota-se que a mortalidade é maior entre 70 e 79 anos (997 do total), seguida por 60-69 anos (936) e 80-89 (805).

Também faleceram 274 pessoas com mais de 90 anos. Fora desse grupo de idosos, há também alta mortalidade entre pessoas de 50 a 59 anos (575 do total), seguida pelas faixas de 40 a 49 (304), 30 a 39 (175), 20 a 29 (36) e 10 a 19 (12), e quatro com menos de dez anos.

Os principais fatores de risco associados à mortalidade são cardiopatia (59,4% dos óbitos), diabetes mellitus (44%), doença neurológica (11,5%), doença renal (11,1%) e pneumopatia (9,9%). Outros fatores identificados são imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática.
Esses fatores de risco foram identificados em risco: 3.308 pessoas que faleceram por COVID-19 (80,3%) do total.

A relação de casos e óbitos confirmados por cidade pode ser consultada em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

UESCA convoca associados para eleição e reestruturação da Diretoria Executiva

Reunião extraordinária do Conselho Deliberativo e Assembleia Geral acontecem no dia 19 de novembro, com pauta voltada à eleição...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Trem atinge caminhonete em Itirapina e casal fica ferido no interior...

Acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (13); motorista ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Brotas. Um grave acidente foi...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Trump, ESG e Sísifo

Trump dá canetadas que deixam o mundo sem saber o que é verdade e o que não é, tumultuando as percepções da imprensa. Flooding...
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Campanha de doação de medula continua neste sábado em Rio Claro

Após 320 cadastros na sexta-feira, ação segue no Grêmio com meta de alcançar mil doadores em apoio à pequena Lorena   A mobilização em torno da...
Anuncie aqui