Rio Claro dá mais um passo para ampliar a segurança no trânsito.
Para ampliar a segurança no trânsito, a prefeitura de Rio Claro põe em operação a partir desta quarta-feira (27) três radares móveis, conforme anunciou na semana passada. Os 65 pontos onde os três radares móveis poderão ser utilizados podem ser consultados no Diário Oficial do Município (www.rioclaro.sp.gov.br).
Não são 65 radares móveis, e sim 65 locais de revezamento dos equipamentos. “O trânsito é uma construção coletiva e precisa da colaboração de todos para existir de maneira segura e organizada”, comenta o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Marco Antonio Bellagamba. “Os radares são instrumentos que disciplinam o tráfego de veículos e, ao ajudarem a reduzir a quantidade de acidentes, ajudam a salvar vidas”, acrescenta.
De acordo com a prefeitura, os motoristas devem obedecer os limites de velocidade nas via que têm radar e nas que não têm. “Aqueles que obedecem à sinalização de trânsito não têm porque se preocuparem com os radares, que fiscalizam o cumprimento da legislação e apenas autuam os que infringem a lei”, observa o diretor municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário, Adilson Marques.
Além de radares móveis, o município terá 24 pontos fixos de fiscalização eletrônica. Dezenove desses dispositivos fixos serão equipados com Leitores Automáticos de Placas (LAP) e outros cinco serão exclusivamente de LAP, que identificam veículos roubados a partir de interligação ao sistema Detecta do governo estadual. Assim como fez com os radares móveis, a prefeitura de Rio Claro vai avisar com antecedência a data de início de operação dos radares fixos e lombadas eletrônicas.