Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed adere à lei que paga tributos com serviços

Expectativa é de novas parcerias e que primeiras cirurgias sejam feitas em agosto.

O Hospital da Unimed Rio Claro será o primeiro a estabelecer parceria com a prefeitura com base na lei sancionada na semana passada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que autoriza o município a fazer parceria com hospitais e pessoas jurídicas de direito privado. A confirmação da parceria foi anunciada nesta segunda-feira (22) em reunião no Paço Municipal.

Anuncie aqui

“Realizaremos cirurgias que estavam represadas há anos, auxiliando o poder público a resolver um problema ao qual não poderíamos ficar alheios”, afirmou Luiz Wehmuth Netto, presidente da Unimed, que participou da reunião acompanhado de Alfredo de Oliveira Neto, diretor financeiro, e de Márcio Aparecido da Silva, gerente financeiro. “A iniciativa do prefeito tem todo o nosso apoio”, destacou.

A nova lei permite à Secretaria Municipal de Economia e Finanças receber a prestação de procedimentos e aquisição de produtos na área de saúde como forma de pagamento de débitos inscritos em Dívida Ativa e tributos a vencer.

O projeto foi aprovado pelos vereadores e a lei publicada na sexta-feira (19) no Diário Oficial do Município. “Agradeço aos vereadores por aprovarem essa lei que permite ao município ampliar as parcerias e os serviços de saúde oferecidos à população”, comenta Juninho. “São débitos de tributos que vão ser revertidos em serviços e atendimentos para a população”, destaca o prefeito.

“Temos uma estimativa inicial de realizar aproximadamente 1.000 cirurgias eletivas de média complexidade, em pacientes que estão na fila de espera”, informa a secretária municipal de Saúde, Maria Clélia Bauer. “Todos os encaminhamentos serão controlados pelo setor de gestão do SUS e as primeiras cirurgias deverão ser feitas em agosto”, ressalta.

A nova lei alterou legislação anterior com o objetivo de aprimorar e ampliar o alcance dos serviços e a realização de novas parcerias. Pela legislação anterior, os hospitais parceiros eram responsáveis apenas pela cessão da sala cirúrgica, cabendo ao município o fornecimento dos profissionais e insumos, e limitava os tipos de procedimentos a serem realizados. Agora, todos os custos relacionados à execução dos procedimentos serão do ente privado, que terá seu débito com o município compensado. Com base na antiga lei, o Hospital Santa Filomena também estabeleceu parcerias com o município em anos anteriores. As parcerias com a iniciativa privada visam suprir uma necessidade, uma vez que a Santa Casa, que é hospital de referência no atendimento SUS, prioriza as cirurgias de emergência e não consegue atender toda a demanda de cirurgias eletivas.

O presidente da Câmara Municipal, André Godoy, destaca a importância das parcerias entre o poder público e iniciativa privada, e salienta a participação dos vereadores na efetivação da lei. “As parcerias são a solução que se faz urgente. Desde o primeiro momento, entendemos esta necessidade acompanhando a elaboração e tramitação do projeto de forma a conferir segurança jurídica ao processo, uma preocupação da prefeitura”, afirma André Godoy.

Da reunião desta segunda-feira (22) também participaram Eleny Freitas de Almeida, diretora de Gestão do SUS, e a chefe de gabinete da Secretaria de Saúde, Amanda Servidoni da Silva.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Polícia Militar Captura Procurado da Justiça no Novo Wenzel

Homem com mandado de prisão civil é detido durante atendimento a ocorrência de desinteligência familiar em Rio Claro. A Polícia...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Confronto armado com o 10º BAEP termina com dois suspeitos mortos...

Ação integrada entre Polícia Militar e Gaeco cumpre mandados e resulta em troca de tiros em dois bairros da cidade. Uma grande operação contra o...

Uma Experiência Inesquecível no Palácio Tangará

Uma celebração especial de 60 anos marcada por arte, história, elegância e a curadoria sensível de Fernanda Coletti no icônico Palácio Tangará. Por: Ana Murbach Quem...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Ampla folha de serviços prestados marca a homenagem ao Lions Clube...

Liberdade, igualdade, ordem, nacionalismo e serviço. O Lions Clube de Rio Claro Centro, presidido por Rosana Aparecida Pereira Magri carrega sua bandeira de luta...
Anuncie aqui