Meninas e meninos devem tomar a dose aos 9 anos.
Os cuidados em relação à saúde da mulher ganham destaque na campanha Outubro Rosa e uma das abordagens é a prevenção ao câncer de colo de útero, doença que pode ser evitada com vacina.
“O câncer de colo de útero está entre os principais tipos de câncer que acomete a população brasileira. Ele tira a vida de muitas mulheres e é prevenido com a vacina do HPV, a vacina contra o câncer de colo de útero”, aponta o médico Daniel Buttros, que coordena a maternidade municipal.
Essa vacina está disponível na rede pública de saúde e a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro reforça a importância de os pais levarem as meninas e os meninos aos 9 anos de idade para tomar a vacina. Os adolescentes com até 19 anos que ainda não tomaram a vacina devem colocar a imunização em dia. A vacina é aplicada em dose única.
Em Rio Claro, a vacinação é realizada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h30. No caso das unidades dos bairros Mãe Preta, Bonsucesso e Terra Nova, a vacinação segue até as 18h30, e nas demais unidades de saúde do município a vacinação é até as 16h30.