Anuncie aqui
Anuncie aqui

120 anos do Butantan: com soro antidiftérico, Instituto passa a diversificar sua produção

A partir dos primeiros anos do século XX, o Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo, atual Instituto Butantan, começa a diversificar sua produção. A instituição, que começou em 1899 e foi oficialmente criada em 1901, teve como razão principal da sua origem a produção do soro antipestoso para combater o surto de peste bubônica que se abateu sobre o estado de São Paulo naqueles anos.

Anuncie aqui

Em 1906, com o controle da peste bubônica – prioridade do instituto desde sua fundação -, a demanda por vacina e soro antipestosos diminui. Inicia então a produção e disponibilização de soro antidiftérico.

A difteria, ou crupe, havia sido introduzida no Brasil na última década do século XIX por imigrantes europeus, e se espalhou rapidamente pelas grandes cidades, tornando-se endêmica nos meses de outono e inverno.

É uma doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, produtora da exotoxina diftérica. Atualmente, além do soro antidiftérico, medida terapêutica relevante no tratamento, também é utilizada a vacina, medida preventiva mais importante contra a difteria.

A transmissão da difteria se dá pelo contato direto de pessoas doentes ou portadores e por meio de gotículas de secreção respiratória, eliminadas por tosse, espirro ou ao falar. Também pode ocorrer a transmissão por meio de objetos contaminados, ainda que seja menos comum.

A fabricação do soro contra a difteria se somou aos demais produtos do então Instituto Serumterápico do Estado de São Paulo: o soro antibotrópico (contra o envenenamento por cobra cascavel), o soro anticrotálico (contra o envenenamento por cobra jararaca), além da vacina e do soro antipestoso.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Natal Azul de Rio Claro

Por Nilson Nicoletti Há um momento especial em que a cidade muda de ritmo. As ruas parecem respirar mais fundo,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem de 21 anos morre baleado por policial após tentar fugir...

Daniel Vitor da Silva Vieira tentou fugir a pé e foi atingido no estacionamento de uma galeria comercial na madrugada deste sábado. Um jovem de...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Noite termina em tragédia na Washington Luís: ciclista morre atropelado

Condutor relatou que não visualizou o ciclista; acidente ocorreu no trecho de Santa Gertrudes. Um ciclista morreu após ser atropelado por um automóvel na noite...
Anuncie aqui

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...

Imagens inéditas: Equipe de Meio Ambiente da Arteris Intervias flagra rena...

Concessionária monitora passagens de fauna no trecho e captura imagem inusitada de um veado-catingueiro utilizando a travessia. Uma imagem inédita, registrada pelo monitoramento de passagens...
Anuncie aqui