ATACAMA
Febre dos últimos anos entre os brasileiros, o deserto do Atacama é um dos principais exemplos da diversidade geográfica que faz do Chile um país tão rico na oferta de Turismo de aventura e natureza. Não perca as clássicas paisagens “marcianas” do Vale de La Luna e Vale de La Muerte, passeio mais tradicional e com visuais de tirar o fôlego com seu terreno rochoso laranja-avermelhado. Vale fazer os curiosos passeios da Laguna Cejar (tão salgada que você mergulha mas nunca afunda!) e dos Gêiseres del Tatio, que desde o começo da manhã soltam poderosas rajadas de vapor vindas do interior da Terra.
Encerre com o passeio das Piedras Rojas e das Lagunas Altiplânicas, com lagos de um azul tão cristalino que formam verdadeiros espelhos d’água – no fundo, belíssimas montanhas nevadas completam o cenário.
HUILO HUILO
Para os amantes de florestas, rios e cachoeiras, uma ótima pedida é Huilo Huilo, reserva ambiental localizada a pouco mais de 120km de Pucón. O ponto alto do destino são suas trilhas, com destaque para o trajeto de 90 minutos que leva para as cachoeiras Salto Huilo Huilo, com uma queda de 40 metros em um belo lago encravado na floresta, e Salto El Puma, de 30 metros – o mirante de lá oferece ainda uma vista privilegiada do Rio Fuy, que corta a mata fechada da reserva. Para os mais aventureiros, vale fazer o trekking do vulcão Mocho-Choshuenco, a 2.430 metros de altura e de onde você terá a melhor vista dos bosques e demais montanhas ao redor. Cavalgadas, montain bike e até rafting e caiaque no Rio Fuy são outras opções para quem curte atividades esportivas ao ar livre.
FUTALEUFÚ
Localizado na região dos Lagos do Chile, em meio à Cordilheira dos Andes, Futaleufú significa “Rio Grande” no idioma dos Mapuches (povo indígena que habita o sul do país). E o rio faz juz ao nome: o local é considerado um paraíso para esportes de aventura em rios, sendo considerado um dos melhores do mundo para a prática de rafting e caiaque.
Para quem prefere atividades mais tranquilas, existem trilhas ou rotas de bike na Reserva Nacional de Futaleufú, onde você pode dar a sorte de se deparar com um Huemul, animal em ameaça de extinção e um dos símbolos do Chile, figurando no brasão do país.
PARQUE NACIONAL PAN DE AZÚCAR
Dividido entre as regiões de Atacama e Antofagasta, o Parque Nacional Pán de Azúcar é uma jóia ainda a ser descoberta pelos brasileiros. São 40 mil hectares de área desértica com a peculiaridade de contornar o Oceano Pacífico, oferecendo praias com uma vista única: o forte azul do mar contrastando com as montanhas rochosas do deserto. Lá a pedida são os trekkings e as rotas radicais de montain bike – no caminho pode encontrar ainda grandes famílias dos pinguins de Humbolt. Já para quem gosta de mergulhar a melhor opção é visitar a Playa Branca e a Playa Los Piqueros, onde podem, além de descobrir a rica vinha marinha local, conhecer antigas embarcações que naufragaram na costa do parque.
CAJÓN DEL MAIPO
Um alívio para a vida urbana de Santiago é o cânion de Cajón del Maipo, localizado dentro da região metropolitana da cidade. As opções de esportes por lá são inúmeras, indo das mais radicais, como bungee jump, rafting e tirolesa, até opções tranquilas como trekking e cavalgadas. Na Cascada de Las Ánimas, por exemplo, você faz uma trilha até duas enormes cachoeiras antes de se aventurar no canopy do local, uma tirolesa que te leva para um voo a 60km/h sobre o Rio Maipo. Lá você também podem fazer uma cavalgada no meio dos Andes, curtindo as montanhas e aproveitando belos mirantes de toda a região.