Ação será feita até o dia 11 de junho com escolas do município. Mudas são do viveiro da autarquia.
O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro deu início na manhã de terça-feira (4), ao plantio de mil mudas de árvores nativas e frutíferas em área rural do município, às margens do rio Corumbataí, com a participação de alunos da Escola Municipal Agrícola “Eng. Rubens Foot Guimarães.
“Gostei muito dessa atividade porque estamos ajudando o meio ambiente. Quando a gente crescer, nós vamos usar essa água, então é importante preservar”, comentou Pedro Henrique Canto, de 14 anos.
As atividades estão sendo feitas em comemoração à semana do meio ambiente e fazem parte do “Programa de Recuperação de Área de Preservação Permanente do Rio Corumbataí”. Os plantios com as escolas dos ensinos fundamental e médio da rede pública e particular de Rio Claro serão feitos até o dia 11 de junho.
“Fazemos esse trabalho de monitoramento, recuperação e proteção de nascentes no município desde 2017, com mudas do viveiro da autarquia”, explica José Crespo Filho, gerente de preservação do Meio Ambiente do Daae e coordenador do projeto Nascentes.
O plantio das mil mudas está sendo feito em área próxima à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA 2), na Estrada do Sobrado. O local foi escolhido após estudo da bacia hidrográfica feito pela Unidade de Gerenciamento de Projetos de Rio Claro (UGP), com visita de campo e imagens via satélite.
“Para realizarmos esse trabalho de proteção dos mananciais e recomposição da mata ciliar na zona rural, é fundamental termos o consentimento e a colaboração dos proprietários, autorizando nossa entrada, como aconteceu nessa área”, comenta o superintendente do Daae, Paulo Roberto Bortolotti.
De acordo com a assistente agropecuária da Casa de Agricultura de Rio Claro, Melissa Pin Lucheti Sampaio, essa ação também é importante para os produtores rurais em termos de adequação ambiental de seus imóveis à etapa posterior ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Os interessados em aderir ao programa de recuperação ambiental devem ligar para a gerência de Meio Ambiente do Daae, no telefone 3531-5248, em horário comercial.
A atividade conta com o apoio das secretarias municipais da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção; Educação e Meio Ambiente e também da Casa de Agricultura de Rio Claro e do Consórcio PCJ.
Também é mais uma ação desenvolvida pelo município de Rio Claro em atenção às diretivas do “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios.