Evento realiza atividades presenciais e virtuais para debater o papel das indústrias e da sociedade no desenvolvimento do planeta
Entre os dias 19 e 21 de novembro, as cidades de Rio Claro, no interior de São Paulo, Manaus, no Amazonas, e Joinville, em Santa Catarina, recebem o Festival Conhecendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), evento com o objetivo de aproximar empresas, instituições, a comunidade escolar e a sociedade civil de temas que envolvem o desenvolvimento sustentável do planeta. Esta é a quarta edição do evento que reúne ações presenciais nas três cidades, além de atividades online como painéis, webinars e palestras com especialistas, além de oficinas culturais, apresentações teatrais e outras atividades em escolas públicas. A ação é realizada pela NTICS Projetos, e patrocinada pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, e com presença também na América Latina.
“O objetivo deste projeto é continuar trazendo ao Brasil as principais discussões internacionais da atualidade relacionadas aos desafios que todo o mundo tem enfrentado para o desenvolvimento sustentável. É uma oportunidade da população estar em contato com especialistas em meio ambiente, gestão, inovação, em ações socioambientais, e líderes de grandes empresas e instituições que devem compartilhar suas experiências e falar sobre como eles têm trabalhado para fortalecer a imagem do Brasil como uma potência em prol do desenvolvimento sustentável”, revela Ana Xavier, CEO e Diretora de Inovação da NTICS Projetos.
Na programação, estão previstos painéis para discutir sobre Economia Circular e Sustentabilidade, Emissões de Gases e Efeito Estufa, Inovações Tecnológicas no Agro, Cadeia de Valor, Projetos de Impacto Social, Conservação Ambiental na Indústria e no Agro, entre outros.
Atividades começam em escolas públicas
Trabalhando diretamente com os educadores, professores e coordenadores escolares, o Festival também realiza ações em escolas públicas de Manaus, Rio Claro e Joinville,. Os professores participam de palestras que trazem elementos para ensiná-los a usar a arte e a cultura nos processos de educação. Já para os alunos, há oficinas de artes plásticas e de fotografia, exibição de filmes educativos, além de apresentações teatrais que usam ferramentas lúdicas para falar sobre os ODS.
ESG no Agro
No dia 21 de novembro, o festival também recebe a programação ESG no Agro, patrocinado pela Áster Máquinas, uma das principais referências brasileiras na produção de máquinas agrícolas e concessionário John Deere no Brasil. Em quatro painéis online, especialistas devem mostrar como o principal setor econômico do país, o Agronegócio, tem colocado os ODS em prática, sempre considerando métricas e objetivos que são tangíveis e alcançáveis de acordo com suas realidades. No evento serão debatidos temas como a Educação Ambiental no Agro, o Impacto do Agronegócio na Economia, a Inovações para a sustentabilidade no setor, entre outros.
Festival ODS inaugura centro de desenvolvimento humano em comunidade indígena
No Amazonas, uma das ações que antecederam o Festival Conhecendo os ODS contemplou a inauguração do Centro de Desenvolvimento Humano e Sustentável Kambeba no dia 1 de novembro, que entregou à comunidade um local que deve funcionar como um espaço de cultura, de integração comunitária, e que promova reflexões acerca da sustentabilidade e do modo de vida indígena. A abertura também contou com o lançamento do livro “Curas da Terra”, de Baba Kambeba, com receitas e aspectos culturais da etnia Kambeba. Além disso, houve a exibição do podcast “A voz da aldeia”, apresentado por Nelson Liano Jr. além da gravação de um talk com convidados sobre temas sustentáveis na Amazônia que será exibido durante a programação online do festival.
“O centro está sendo uma conquista positiva para a manutenção da nossa cultura que, embora já seja vivenciada no nosso dia a dia, também precisava de um ambiente físico com este propósito. É uma forma de participarmos de maneira mais ativa das discussões que são importantes e que impactam a vida de todos, indígenas e não indígenas”, completa o líder de educação da comunidade Raimundo Kambeba.
PROGRAMAÇÃO ONLINE (Disponível para todo o Brasil)
19 de Novembro
13h – Economia Circular e Sustentabilidade: inovação em produto; processo de LR e gestão de resíduo
14h – Emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade e recursos naturais
15h – Produtos e vida sustentável: inovações e tecnologias e seus impactos, produtos com features ESG
16h – Sustentabilidade na Cadeia de Valor: cadeia de suprimentos sustentável e eficiente
17 – Projetos e Ações Sociais: Consulado da Mulher
21 de novembro – ESG no Agro
14h – Educação Ambiental no Agro – Projeto Global Goals com GEMTE e Áster
15h – Conservação para resiliência ambiental
16h – Impacto do agronegócio na economia
17h – Inovações que promovam a sustentabilidade no Agro
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL POR CIDADE
Dia 19 de novembro
Joinville (SC), Manaus (AM) e Rio Claro (SP)
19h – Painel 1: Ações Net Zero, o compromisso da Companhia rumo a neutralidade global de carbono.
20h – Painel 2: Social e LR: atuação de catadores de materiais recicláveis e o papel da LR no fortalecimento da sustentabilidade nas comunidades.
21h – Painel 3: Governança e riscos associados a passivos ambientais e impactos das ações empresariais em casos de passivos ou problemas ambientais.
ENDEREÇOS
Joinville: UNIVILLE – Universidade de Joinville – R. Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte, Joinville – SC, 89219-710
Manaus: FUCAPI – Av. Gov. Danilo de Matos Areosa, 381 – Distrito Industrial I, Manaus – AM, 69075-351
Rio Claro: Escola Sylvio de Araújo – R. 9 A, 2486 – Vila São Miguel, Rio Claro – SP, 13506-495