Anuncie aqui
Anuncie aqui

São Paulo tem menor taxa de homicídios do Brasil

Estudo divulgado pelo Ipea também aponta que Estado apresenta menor índice de mortes de jovens, negros e mulheres

O Estado de São Paulo tem a menor taxa de homicídios de todo o país, além de apresentar a maior redução nesta modalidade criminal entre 2007 e 2017, segundo o Atlas da Violência 2019, divulgado na quarta-feira (5), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O Atlas da Violência mapeia os indicadores de violência em todo o país e é realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o levantamento, São Paulo teve uma queda de 33,5% na taxa de homicídios dolosos por 100 mil habitantes, entre 2007 (quando o índice foi de 15,4) e 2017, ocasião em que o indicador foi de 10,3 ocorrências. Trata-se do menor índice do país.

Durante o mesmo período, a média brasileira teve aumento de 24% chegando a 31,6 por 100 mil habitantes em 2017.

Anuncie aqui

Indicadores ainda mais recentes da Secretaria da Segurança Pública, divulgados em abril, apontam que a taxa de homicídio no Estado foi de 6,54 por 100 mil habitantes, no período de maio de 2018 a abril deste ano. O índice é o mais baixo da série histórica da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, que começa em 2001.

Jovens, negros e mulheres

O Atlas da Violência 2019 mostra ainda que São Paulo teve também a menor taxa de homicídios de jovens, negros e de mulheres.

O Estado foi o que mais reduziu a quantidade de homicídios dolosos de pessoas entre 15 e 29 anos no Brasil. A diminuição foi de 35,7% em dez anos. No período, a taxa caiu de 28,7 (em 2007) para 18,5 homicídios por 100 mil jovens, em 2017.

Houve redução expressiva também nos casos de homicídios de pessoas negras no período analisado. A diminuição foi de 40,7% – é a maior redução do país. O índice passou de 21,3 (em 2007) para 12,6 homicídios por 100 mil habitantes negros, em 2017. É a menor taxa do país.

Com relação a taxa de homicídio de mulheres, o registro de 2017 é de 2,2 por 100 mil, ante 2,8 por 100 mil, em 2007. Houve queda de 22,5% e o número de 2017 é o menor para esta modalidade criminal de todo o país.

Armas de fogo

Quando considerados os homicídios cometidos com a utilização de armas de fogo, os números do Estado de São Paulo seguem como os menores de todo o país. Houve redução de 43,9% nos índices, considerando a taxa de 10 por 100 mil habitantes em 2007 e de 5,6 por 100 mil habitantes em 2017.

Para efeito de comparação, no mesmo período, a taxa de homicídios no Brasil aumentou 26,9%, partindo de 18 por 100 mil habitantes em 2007 para 22,9 por 100 mil habitantes em 2017.

O Atlas da Violência

O Ipea e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública desenvolveram o Atlas da Violência para auxiliar pesquisadores, jornalistas e interessados em geral na temática da criminalidade e violência.

A filosofia central que norteou a construção do “Atlas da Violência” é a praticidade, onde o internauta pode acessar facilmente os dados provenientes do Ministério da Saúde e das polícias brasileiras, que são disponibilizados para download, ou que podem ainda ser visualizados em vários formatos, como mapas e gráficos.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Siga nossas redes

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Anuncie aqui

Mais notícias policiais

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Uma noite de gala e superação marca inauguração do Espaço Outboxing...

Outboxing Fight Night 1 trouxe glamour, emoção e lutas históricas para celebrar a abertura do mais novo espaço do boxe no Brasil. O último sábado...

OAB Rio Claro celebra o Dia do Advogado com programação especial...

Evento reuniu profissionais em um dia de confraternização, homenagens e cuidados especiais. Advogar é lutar pela liberdade, defender direitos e ser a voz da justiça."...
Anuncie aqui

ACIRC celebra 103 anos com evento prestigiado por autoridades, associados e...

Solenidade em formato brunch reuniu representantes do poder público, empresários, imprensa e membros da comunidade em manhã festiva marcada por homenagens, discursos e confraternização.   Na...

Com emoção e gratidão, Associação das Senhoras de Rotarianos de Rio...

Sob o lema “Unidos para Fazer o Bem”, Deisenete Galvani assume a presidência da entidade, sucedendo Daiane Altarni, que encerrou seu mandato com importantes...
Anuncie aqui