Oficina reuniu na sexta -feira cerca de cem profissionais da região.
Cerca de cem profissionais que atuam em vigilâncias sanitárias da região funcionaram em Rio Claro nesta sexta-feira (23) para a segunda edição da Oficina Regional de Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária. A atividade foi realizada no Sest/Senat.
“Os temas envolvidos são de fundamental interesse de saúde pública e para o trabalho da vigilância sanitária, contribuindo para ampliação dos conhecimentos dos participantes e eficiência da atuação das equipes”, destaca Agnaldo da Silva Pedro, responsável pelo setor de Vigilância Sanitária (Visa) de Rio Claro, que é vinculado à Fundação Municipal de Saúde.
A atividade reforçou a importância de ações integradas entre a Visa e demais setores da saúde. Para isso abordou assuntos que incluíram: dilemas, desafios e avanços da Vigilância Sanitária no século XXI; risco sanitário e esterilização de materiais; a situação da segurança do paciente no estado de São Paulo; e desafios, alternativas e ações de inspeção sanitária nas instituições de longa permanência para idosos no município de Hortolândia.
Um workshop foi organizado pela Vigilância Sanitária do município em parceria com o Grupo de Vigilância Sanitária da Região de Piracicaba e o Centro Estadual de Vigilância Sanitária. A atividade de contorno com a participação da vice-prefeita de Rio Claro, Maria do Carmo Guilherme; da diretora de Vigilância em Saúde de Rio Claro, Suzi Berbert; Alberto Buschinelli, diretor do Grupo de Vigilância Sanitária Regional de Piracicaba; e Eliseu Denis, diretor de saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.