Anuncie aqui
Anuncie aqui

Estudo mostra que humanos afetam a evolução de plantas e animais

Pesquisadores apontam quantos anos de evolução são perdidos com a extinção de animais

Todas espécies na Terra interagem umas com as outras para sobreviver, sendo este o resultado de milhões de anos de evolução. Algumas espécies possuem uma relação benéfica para ambas as partes, como as plantas e seus dispersores de sementes. No entanto, se os animais que comem os frutos desaparecerem abruptamente, as plantas que dependem destes para completar seu ciclo de vida irão sofrer as consequências.

Anuncie aqui

Pesquisadores do câmpus de Rio Claro da Unesp, em colaboração com pesquisadores da Espanha e financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), acabam de publicar um estudo quantificando quantos anos de evolução são perdidos com a extinção de animais que estabelecem relações benéficas com as plantas.

Esse estudo pode ser acessado gratuitamente na revista Science Advances (Emer et al. 2019. Defaunation precipitates the extinction of evolutionarily distinct interactions in the Anthropocene. DOI 10.1126/sciadv.aav6699).

“Quando observamos um sabiá comendo uma pitanga e dispersando suas sementes, estamos presenciando milhões de anos da história evolutiva das espécies envolvidas nessa interação”, afirma a pesquisadora Carine Emer, que liderou o trabalho. “Interações ecológicas não podem ser preservadas em museus, zoológicos ou jardins botânicos; elas precisam de áreas naturais com animais e plantas para ocorrer. A extinção de história evolutiva é para sempre, como queimar o acervo do Museu Nacional. Não pode ser recuperado”, diz a pesquisadora.

Os pesquisadores mostraram que algumas interações entre aves e plantas são muito mais antigas que outras e a extinção de um dos parceiros leva a uma enorme perda de história evolutiva.

Histórias evolutivas antigas tendem a ser muito diferentes e desempenham funções únicas na natureza. Na Mata Atlântica, por exemplo, a jacutinga (Pipile jacutinga) possui uma história evolutiva de cerca de 29 milhões de anos (Ma) e é um dos principais dispersores do palmito juçara (Euterpe edulis), que por sua vez tem em torno de 99 milhões de anos. Juntos, a jacutinga e o palmito juçara possuem cerca de 130 milhões de anos de informação evolutiva única. A jacutinga é uma espécie endêmica da Mata Atlântica e está ameaçada de extinção.

“A jacutinga é uma das aves mais caçadas da Mata Atlântica e, se ela for extinta, leva consigo a história evolutiva de todas as interações que estabelece, inclusive com o palmito juçara”, relata Mauro Galetti, professor titular da Unesp em Rio Claro e um dos autores do artigo.

“O ser humano está agindo na Terra como o meteoro que matou os dinossauros”, diz Galetti. “Não estamos apenas empobrecendo a biodiversidade do planeta, mas estamos empobrecendo a história evolutiva da Terra”, afirma o professor.

O estudo faz parte do pós-doutorado da pesquisadora Carine Emer, sob a orientação do professor Mauro Galetti, ambos do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro. Além deles, assinam o trabalho o professor Marco Aurelio Pizo, do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da Unesp em Rio Claro; Pedro Jordano, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), da Espanha; e Miguel Verdú, também ligado ao espanhol CSIC.

A íntegra do artigo, em inglês, pode ser lida neste link: https://advances.sciencemag.org/content/5/6/eaav6699.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Rotary Club de Rio Claro Cidade Azul celebra nova diretoria em noite de posse marcada por emoção, união e novos começos

Unidos Para Fazer o Bem. Esse é o novo lema do Rotary International para o ano rotário 2025-26 e...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Execução brutal: jovem é morto com mais de 60 disparos dentro...

Vítima de 25 anos, com passagens criminais, foi surpreendida por grupo fortemente armado; criminosos invadiram residência, dispararam fuzis e roubaram celulares da família. Um homicídio...

Campo de girassóis encanta visitantes na zona rural de Rio Claro

Florada exuberante atrai centenas de pessoas ao Km 7 da Estrada Municipal Ajapi/Rio Claro   O cenário é de tirar o fôlego: milhares de girassóis em...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...
Anuncie aqui

Ação do 10º BAEP desmantela ponto de tráfico e apreende drogas...

Durante patrulhamento no Jardim Bom Retiro, equipe encontrou quase meio quilo de cocaína, pedras de crack, materiais para embalo e mais de R$ 7...

Uma Noite em Buenos Aires encanta Rio Claro com tango, solidariedade...

Concerto filantrópico da Orquestra Filarmônica reuniu música, dança e um jantar especial em homenagem ao Dia das Mães, no Ginástico Rioclarense.   Por: Ana Lucia Murbach O...
Anuncie aqui