Agentes locais, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e brigadistas, atuaram na linha de frente para conter as chamas e garantir a segurança da população.
A atuação das equipes municipais de Defesa Civil foi fundamental no enfrentamento às ocorrências de queimadas registradas em diversas regiões do Estado entre sábado (16) e domingo (17). Os agentes locais, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e brigadistas de apoio, atuaram diretamente na linha de frente para conter as chamas, proteger áreas de risco e garantir a segurança da população.
Em Pedregulho, um incêndio às margens da Rodovia Cândido Portinari atingiu um canavial e o acostamento da via. A ocorrência foi controlada.
Na região de Atibaia, um incêndio de grandes proporções começou no dia 13 e se estendeu durante o final de semana, nas proximidades da Avenida Fernão Dias. A área queimada ultrapassa 48 hectares, incluindo trechos de vegetação natural e possivelmente Área de Preservação Permanente (APP). Ocorrência segue em andamento.
Em Bauru, no sábado (16), equipes atuaram em um incêndio em vegetação rasteira no Parque Roosevelt que consumiu cerca de 3 hectares, sendo controlado pelas equipes da Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente, sem vítimas.
Defesa Civil combate incêndio em Pedregulho
Em Pirapora do Bom Jesus, as chamas atingiram cerca de 3,5 hectares de vegetação rasteira pela Estrada dos Romeiros. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal, sem registro de vítimas ou danos a edificações.
No município de Taubaté, um incêndio de grandes proporções atingiu área próxima ao Parque do Itaim, alcançando cerca de 80 hectares, grande parte em APP. A ocorrência mobilizou Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Municipal, equipes de apoio e da Brigada Militar do Comando de Aviação do Exército. Foram utilizados aproximadamente 52 mil litros de água e caminhões-pipa da Prefeitura. O monitoramento segue na região.
Já em Igarapava, durante a madrugada de domingo (17), equipes municipais, brigadistas e usinas atuaram em conjunto no combate a um incêndio em área de APP na região de serra. Não foi possível mensurar a área atingida, mas a ocorrência foi controlada.
A Defesa Civil reforça a importância de redobrar os cuidados durante o período de estiagem, evitando queimadas, que além de prejudicarem o meio ambiente, colocam em risco a saúde da população e a segurança de áreas urbanas e rurais.