Anuncie aqui
Anuncie aqui

Professora da rede municipal salva bebê de 1 ano e 8 meses de engasgo

Ação rápida e correta da educadora garantiu o atendimento imediato à criança até a chegada dos responsáveis.

A ação rápida e precisa da professora Laís Fernanda Barbosa, da Escola Municipal Juliana Dedini Ometto, no bairro Santa Fé em  Piracicaba, salvou a vida de um bebê de apenas 1 ano e 8 meses que se engasgou durante o período escolar, na tarde de ontem, 28/08. Ao perceber a situação, a educadora aplicou corretamente a manobra de Heimlich, revertendo o quadro e garantindo o socorro imediato ao pequeno Noah Bernardo Pimenta da Cruz.

Anuncie aqui

“O Noah passou o dia bem. Porém, eu percebi que ele estava com bastante tosse. No fim do dia, ele ficou com sono e o colocamos para dormir. A auxiliar, então, escutou um barulho bem baixinho e foi quando ela notou que o bebê já estava passando mal, pálido”, contou.

Nesse momento, segundo a professora, toda a equipe se mobilizou para tentar desengasgar a criança, incluindo a auxiliar, Andreza Aline de Figueiredo. “Peguei o menino e comecei a fazer a manobra, puxei uma cadeirinha que estava perto para eu ter apoio e continuei. A avó chegou e presenciou o momento, apavorada. Mas continuei com a manobra. Fizemos o treinamento oferecido pela Secretaria de Educação e foi isso que me deu a segurança de saber que eu era capaz de poder ajudar. Foi um sentimento que, ali, era só eu e ele. Era a vida dele dependendo de mim. Insisti na manobra e foi quando ele chorou. Senti o alívio de ter conseguido desengasgar ele”, relatou Laís.

A mãe da criança, Daniele Rocha da Cruz, 21, destacou a agilidade e o preparo da escola no atendimento. “O atendimento da escola foi rápido e fez toda a diferença. A professora ligou para mim, e como eu já estava chegando para buscar o Noah, o levei imediatamente para a UPA Vila Cristina, onde ele recebeu os primeiros atendimentos. Ainda não tive a oportunidade de falar com a professora, mas quero muito agradecê-la por ter sido rápida e prestado o socorro. Bons profissionais são importantes e o Noah teve a sorte tanto na escola quanto na UPA de ter sido bem atendido”, destacou.

Segundo Daniele, o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também foi rápido; Noah já foi examinado e está bem, mas, por conta de uma baixa saturação de oxigênio, aguarda transferência para o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) para exames complementares.

O ato da professora recebeu o reconhecimento da comunidade escolar e reforçou a importância da preparação dos profissionais para situações de emergência. A secretária municipal de Educação, Juliana Vicentin, destacou a relevância desse preparo. “Esse episódio mostra o quanto é fundamental que nossos educadores estejam preparados para agir em momentos de urgência. A professora Fernanda teve uma atitude exemplar e salvou uma vida. Nós, da Secretaria de Educação, investimos na capacitação constante de nossos profissionais porque acreditamos que a escola deve ser sempre um espaço seguro para nossas crianças. Parabenizamos a professora por essa atitude corajosa”, ressaltou.

LEI LUCAS – A Secretaria de Educação, por meio do Setor de Saúde do Escolar, promove anualmente capacitações em atendimento à Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que prevê que escolas públicas e privadas estejam aptas a realizar atendimentos de primeiros socorros.

As formações contam com palestras ministradas pelo Samu de Piracicaba e incluem orientações sobre condutas em casos de engasgo e outras emergências que podem ocorrer dentro do ambiente escolar. Durante os treinamentos, os profissionais também recebem instruções sobre a importância de definir previamente as funções de cada funcionário em situações de urgência, garantindo que o atendimento seja feito de forma rápida e eficiente.

“Foi muito importante o treinamento e é muito importante que tenha todos os anos, para a gente ter segurança, para a gente conseguir lembrar como agir em uma ação dessa. Porque não é só você aprender, é ter autonomia e coragem de executar. Eu tenho um amor muito grande pelos meus alunos, é como se fossem meus filhos, e a responsabilidade é imensa de cuidar dessas crianças. Graças a Deus deu tudo certo, não sei o que seria de mim se eu tivesse perdido ele”, completou a professora.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

CIESP celebra 75 anos de representatividade industrial no interior paulista

Entidade nasceu para aproximar a indústria do interior de sua representação e consolidou delegacias regionais em cidades estratégicas como...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Polícia Civil desmantela parte da “biqueira milionária” no Jardim Araucária

Quatro prisões preventivas foram decretadas e veículos de luxo sequestrados em ação dos 2º e 3º Distritos Policiais de Rio Claro A Polícia Civil do...

Inscrições abertas para Escolinha de Ginástica Rítmica em Rio Claro

Vagas limitadas para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, matriculados na rede pública de ensino. O Projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadãos, promovido...

Jovem é morto a tiros em lanchonete de Rio Claro; polícia...

Gabriel da Silva Gonçalves, de 21 anos, foi executado na tarde desta sexta-feira (29) no Jardim Olinda. Criminosos fugiram e veículo usado na ação...
Anuncie aqui

Caminhonete colide com poste e árvores em Rio Claro; idoso e...

Acidente no Jardim Claret mobilizou SAMU, Guarda Civil e Polícia Científica; vítima de 70 anos teria sofrido mau súbito ao volante. Na tarde dessa  segunda-feira...

PitBoys BBQ traz 1º Porco à Paraguaia, Costela de Chão e...

Gastronomia premium, música ao vivo e diversão garantida em um evento open bar e open food que promete agitar Rio Claro e região. O PitBoys...
Anuncie aqui