Município realiza atividades na campanha “Setembro Verde”.
O município de Rio Claro realizará uma série de atividades no “Setembro Verde”, campanha de conscientização dedicada a promover a inclusão social e o respeito às pessoas com deficiência, que enfrentam barreiras no dia a dia, como o preconceito e a falta de acessibilidade. “Cada vez mais a sociedade deve se engajar na defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, afirma o prefeito Gustavo, que participou na segunda-feira, 1º, do lançamento da campanha, ao lado de Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade.
“O Setembro Verde também destaca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21”, ressalta Yves Carbinatti, secretário municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
A programação do Setembro Verde é organizada pela prefeitura, com a participação de várias entidades, como Apae, Unesp, Blue Angels, Igreja do Nazareno e Colégio Puríssimo.
A Apae irá decorar árvores e instalar banners sobre o tema. Na quinta-feira, 4, 8h, na Unesp, será realizada oficina sobre atletismo inclusivo com Karyn Nascimento. Na quinta-feira, 9, às 16h, no Mini Ginásio Mané Bortolotti, será desenvolvida vivência sobre vôlei sentado. No dia 17, das 8h30 às 13h30, no Cras Panorama, a comunidade participará de atividade com acolhimento das mães e conscientização das crianças sobre o tema. No dia 19, às 14h, será iniciado o projeto de sinalização em braile do Centro Cultural, com a apresentação de Acordes da Inclusão. No dia 20, às 16h, será realizado o IV Encontro Inclusivo Blue Angels, na Igreja do Nazareno. No dia 22, das 18 às 20h, no Núcleo Administrativo Municipal, será realizada palestra sobre o impacto do professor na vida do aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista). No dia 23, das 6h30 às 12h, será desenvolvido o projeto “Esta vaga não é sua”, com a aplicação de multa moral e conscientização. E, no dia 24, das 19 às 21h, a psicóloga Talita Franquini e a professora Lilian Faria farão acolhimento e escuta direcionados às mães de pessoas com deficiência, incluindo oficinas com as crianças.