Colaboração de toda a população é fundamental para atravessar o período de estiagem com segurança hídrica e sustentabilidade.
O período de estiagem exige atenção redobrada quanto ao uso da água.
A redução das chuvas nesta época do ano impacta diretamente na diminuição do nível dos mananciais que abastecem as cidades, tornando essencial a colaboração de todos para garantir o fornecimento de água com qualidade e regularidade.
Neste período, é comum o aumento de queimadas de cana-de-açúcar, o que gera bastante fuligem e sujeira nas casas, principalmente nas áreas externas como quintais.
Apesar do desconforto, é fundamental que a limpeza desses espaços seja feita com responsabilidade, evitando o desperdício.
Usar mangueira é uma das ações que mais consomem água de forma desnecessária e deve ser sempre evitada. Apenas um minuto com a mangueira aberta consome 18 litros, ou seja, em 15 minutos, são desperdiçados cerca de 270 litros de água.
Para garantir que não haja desperdícios e que o abastecimento siga em equilíbrio, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro reforça a importância de adotar hábitos conscientes no dia a dia.
Dicas importantes para economizar água durante a estiagem:
· Prefira a vassoura à mangueira: utilize vassouras e panos úmidos para retirar a fuligem das áreas externas dos imóveis.
· Reaproveitamento: sempre que possível, reutilize água de máquinas de lavar ou da chuva para limpeza de áreas externas.
· Baldes em vez de mangueira: quando for inevitável lavar áreas externas, utilize balde e regador, que ajudam a controlar melhor a quantidade de água.
· Carros limpos com menos água: para a lavagem de veículos, opte pelo balde ou por panos úmidos, evitando o uso contínuo da mangueira.
· Consumo consciente em casa: mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes, use a máquina de lavar com carga completa e reduza o tempo de banho.
“O uso consciente da água é uma responsabilidade coletiva. Cada gesto de economia faz diferença para que toda a população tenha acesso à água tratada de qualidade”, destaca o superintendente do Daae, Leandro Tresoldi.
O Daae reforça que a água é um recurso essencial e finito. A colaboração da comunidade é indispensável para atravessar o período de estiagem com segurança hídrica e sustentabilidade.