3ª edição do Pira Beer terá 16 cervejarias artesanais, sendo três da região.
O já tradicional Pira Beer – Festival de Cerveja Artesanal de Piracicaba, em sua terceira edição, nesse ano dará um passo importante para sua expansão: o evento passa a contar com a participação de cervejarias convidadas de três cidades da região, ampliando a diversidade de rótulos e fortalecendo o intercâmbio entre produtores artesanais.
Duas das cervejarias convidadas virão de municípios que compõe a Serra do Itaqueri. A cervejaria HZB de São Pedro terá quatro estilos no festival: Pilsen, Red, IPA e Stout; já a Casa da Mina, de Brotas, estará presente com os estilos: Pilsen, London Bitter, Weizen, IPA, Red e a Oktoberfest (Märzen). A terceira forasteira será a Vitruviana, da cidade de Ibaté, que trará para o evento Pilsen, Hop Lager, West Cost IPA e New England NEIPA.
As demais cervejarias são as piracicabas A Tutta Birra, Ampere, Cevada Pura, Dama Bier, Em Nome do Malte, Escafandrista, Green Fish Brewing, Hop Flyers, Komtainer Beer, Nhô Quim, Peixe Para, Vibeer e Sexto Sentido, essa última participando pela primeira vez e apresentando cinco estilos: Prime Pilsen, Lemongrass Wheat, Paradise IPA, Chilli Porter e Mandarina Blond.
A proposta do festival de se incluir novos sabores, estilos e propostas apresentadas ao público consolida Piracicaba como um polo regional da cultura cervejeira, oferecendo ao público novas experiências sensoriais e reforçando o papel do evento no calendário gastronômico local.
“A regionalização do evento traz uma série de efeitos positivos: além de promover o intercâmbio entre produtores independentes, estimula a profissionalização do setor, favorece parcerias comerciais e fortalece a economia criativa ligada ao turismo gastronômico. Para os visitantes, a novidade representa a oportunidade de conhecer rótulos premiados e tendências do mercado artesanal sem sair da cidade”, afirmou Carlos Alberto Zem, gestor da CPLCERVA (Cadeia Produtiva Local da Indústria de Máquinas, Equipamentos e Serviços para Cervejarias), que é um projeto do SIMESPI.
A organização destaca que a abertura para cervejarias de diferentes municípios também reforça o papel do festival como vitrine para a produção local, que passa a dialogar com marcas reconhecidas em outros polos cervejeiros. A expectativa é atrair um público maior e diversificado, impulsionando a cadeia turística e contribuindo para a movimentação de bares, restaurantes e comerciantes durante o período do evento.
“Nesta terceira edição, contamos com 16 cervejarias que produzem na região, incluindo participantes de fora de Piracicaba, o que enriquece ainda mais a experiência do público. O Pira Beer reforça nosso compromisso com a valorização das produções e do turismo na Serra do Itaqueri”, afirmou Clarissa Quiararia, Secretária Municipal de Turismo de Piracicaba.
Novo local
Após dois anos na Rua do Porto, essa edição do Pira Beer, que acontecerá de sexta-feira a domingo (dias 28, 29 e 30), será realizada no Parque João Hermann Neto (Parque da Rua do Porto), no gramado perto do lago.
“Adorei a troca de espaço para realização do evento. Acredito que essa área de lazer da Rua do Porto precisa ser lembrada como ponto turístico importante da cidade e nada como um evento repleto de cerveja artesanal da melhor qualidade, produzida por cervejarias locais e da região, comida boa e muita música para fomentar o uso deste espaço que é muito rico e tem a cara do piracicabano”, disse Mariana Piacentini, diretora de eventos da Piracerva e proprietária do Komtainer Beer que estará presente com quatro estilos: a American IPA, a Pacific Ale, Red Ale e a Gose de Goiaba Balsâmica.
Com uma média de cinco rótulos para cada cervejaria, a Pira Beer terá cerca de 80 tipos de cerveja, dos mais variados estilos. A Cevada Pura estará participando com Pilsen, Tropical IPA, American IPA e Weiss; e a Hop Flyers, que pertence a mesma fábrica, terá receitas mais ousadas como a aromática lager Mosaic, a Free Fly (American IPA) e Guava (Session IPA com adição de goiaba). Já cervejaria Em Nome do Malte levará Pilsen, Witbier, Sour, Session IPA e IPA.
A Peixe Para, mais caipira das cervejas piracicabanas, com nomes e rótulos prá lá de sugestivos, trará ao festival a Pirsi (Pilsen), Kawa Lager, IPA Daqui Memo, Dourado Ale (com mirtilo e amora) e a Mildinha (com puxuri e café).
“Com o apoio que estamos recebendo da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo fortalecemos ainda mais essa articulação regional, reconhecendo a qualidade, a identidade e a representatividade do nosso polo cervejeiro, posicionando Piracicaba e toda a região no mapa da cerveja artesanal paulista, completou Clarissa Quiararia.





