Anuncie aqui
Anuncie aqui

Consumo de etanol, eletricidade e gás crescem no Estado de São Paulo em 2018

Relatório divulgado pela SIMA mostra que os paulistas consumiram a mais 29,5% de etanol, 1,8% de eletricidade e 2,5% de gás natural

Nesta sexta-feira (2), a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) divulgou o “Anuário de Energéticos por Município do Estado de São Paulo 2019 ano base 2018”, mostrando que os paulistas consumiram 29,5% de etanol hidratado, 1,8% eletricidade e 2,5% de gás a mais em 2018 do que em relação ao ano anterior. De acordo com o estudo, foram consumidos em 2018 9,9 bilhões de litros de etanol contra 7,6 em 2017, 132 TWh perante 130 TWh de eletricidade e 5,5 bilhões m³ diante de 5,4 bilhões m³ de gás natural.

Anuncie aqui

“Em 2018, tivemos um aumento expressivo no consumo de etanol veicular e a redução de 5,3% no uso de derivados de petróleo. Essa substituição refletiu na queda da emissão de monóxido de carbono na atmosfera”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.
Os maiores consumidores de etanol hidratado no estado foram São Paulo com 2,2 bilhões litros, seguido por Campinas 325 milhões, Ribeirão Preto 265 mi, Guarulhos 223 mi e Sorocaba 213 mi.

As principais cidades consumidoras de eletricidade foram São Paulo com 20,6% do total (27 TWh), seguido por Alumínio com 3,5% (4,6 TWh), Campinas 2,5% (3,2 TWh), Guarulhos 2,4% (3,2 TWh) e Santo André com 2,1% (2,8 TWh).

E os municípios que mais consumiram gás natural em 2018 foram São Paulo (18,7%), Cubatão (6,8%), Santa Gertrudes (4,9%), Jacareí (4,6%) e Santo André (4,4%).

“Este documento é um instrumento para que os gestores municipais também possam fomentar políticas públicas relacionadas ao planejamento energético regional, alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, preservação ambiental e a uma economia voltada ao bem-estar social”, comenta o subsecretário de Infraestrutura, Glaucio Attorre.

Com base nos valores apurados, no somatório do consumo de energéticos no Estado de São Paulo apresentou em 2018 um ligeiro aumento de 0,06% em relação ao ano anterior, tendo somente o município de São Paulo contribuído com 19,1% desse total. Dos demais municípios, os maiores consumidores energéticos foram Guarulhos (6,7%), Campinas (2,8%), Cubatão (1,8%) e Santo André (1,7%).

O consumo de derivados de petróleo em 2018 no estado teve uma redução de -5,3% em relação a 2017 (21.394 mil toe ante 22.604 mil toe). E as emissões municipais de CO2 foram de 73 x 106 t/ano apresentando também uma queda de -5,3%.

O documento apresenta dados de consumo por energéticos como energia elétrica, gás natural, etanol e derivados de petróleo, além das emissões de dióxido de carbono (CO2) produzidas por cada um deles.

Para acessar o estudo completo clique aqui.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

SEST SENAT Rio Claro oferece 120 vagas em cursos gratuitos

Empilhadeira, Gestão de Pessoas e Informática estão entre as oportunidades disponíveis pelo programa Qualifica SP. Oportunidade para quem deseja se...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Inauguração do Centro de Estética Avançada Dra. Thayná Melo marca novo...

“Espaço moderno e sofisticado reúne técnicas avançadas e promete transformar o conceito de estética em Rio Claro.” No último sábado (30 de agosto), Rio Claro...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...

Rio Claro no palco nacional: Biahh Cavalcante precisa do nosso apoio...

Cantora rio-clarense se apresenta hoje em noite decisiva no reality da TV Globo e conta com a torcida da cidade para seguir na competição. A...
Anuncie aqui

OAB Rio Claro celebra Dia do Advogado com noite especial no...

Evento reuniu advogados, familiares e convidados em uma confraternização marcada por união, valorização e muita alegria. A 4ª Subseção da OAB Rio Claro, presidida pela...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui