Rio Claro é um dos quatro municípios paulistas a oferecer a certificação para venda nacional.
A prefeitura de Rio Claro concedeu a mais uma empresa o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A certificação do Sisbi permite a empresas vender seus produtos para todo o país.
“Temos que ser facilitadores e parceiros dos empresários que investem em nossa cidade e o Sisbi é um diferencial que temos para atrair novas empresas e gerar mais empregos no município, além de ampliar a receita municipal”, frisa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, lembrando ainda que a venda em outras cidades dos produtos aqui produzidos ajudam a divulgar positivamente o nome de Rio Claro.
Conseguido pela atual administração municipal a partir de credenciamento no governo federal, os certificados já foram entregues às empresas Granja Ipê, A Leiteria Ltda., VIP Pescados, Nalim Embutidos e Frigorífico Xavier e, agora, para a nova empresa que está chegando ao município. “O Sisbi é resultado de um trabalho sério que o município vem desenvolvendo e o selo é fundamental para que mais empresas se instalem no município”, observa Emílio Cerri, secretário da Agricultura.
O selo Sisbi é equivalente ao Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Apenas quatro municípios no estado de São Paulo têm o selo do Sisbi e Rio Claro é um deles”, informa Felipe Tauk, diretor do SIM (Serviço de Inspeção Municipal).
Para obter o selo as empresas têm que seguir uma série de requisitos e exigências sanitárias e isso agrega valor aos produtos. O município de Rio Claro obteve adesão ao Sisbi em fevereiro de 2017 se tornando a terceira cidade paulista a conseguir o selo. Vale lembrar que além do Sisbi, Rio Claro tem o SIM, cuja função é controlar a qualidade de produtos alimentícios com monitoramento e inspeção da matéria prima utilizada, avaliação do local e higiene do processo de produção.
A nova empresa vai gerar 15 empregos. A notícia foi confirmada durante reunião do prefeito Juninho com o secretário Emílio Cerri, o diretor Felipe Tauk e a veterinária Lilian Alves, que no ano passado passou a fazer parte do Serviço de Inspeção Municipal.