Anuncie aqui
Anuncie aqui

Pelo quarto ano seguido, escolas de samba ficam sem desfilar em Rio Claro e integrantes reclamam

Prefeitura diz que prioridade da gestão é usar recursos públicos especialmente para a saúde, segurança e educação.

Pelo quarto ano seguido, os integrantes das escolas de samba de Rio Claro (SP) não irão para a avenida desfilar. A decisão da prefeitura em não patrocinar o carnaval tem causado desgosto entre diretores, costureiras e foliões.

Anuncie aqui

Segundo a prefeitura, a prioridade dessa gestão é usar os recursos públicos especialmente para a saúde, segurança e educação, e não para os desfiles das escolas de samba.

Em vez dos desfiles, a prefeitura informou que, assim como nos últimos três anos, os foliões podem participar do carnaval no Jardim Público, onde disponibiliza infraestrutura, segurança, som, sanitários e iluminação para que as escolas desfilem na cidade.

Saudade

Escolas de samba não vão desfilar em Rio Claro e integrantes reclamam — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Na Unidos da Vila Alemã (UVA), o galpão acumula poeira e guarda os troféus que deixaram saudade. Desde que o desfile acabou, o diretor Elder Baungartner tenta manter a tradição do samba com outras atividades.

“Fica bastante difícil para as escolas se manterem. A gente tem feito eventos aqui na quadra e a gente tem mantido nossa samba show, que desse jeito a gente mantem a bateria ativa e a gente agrega as pessoas que querem participar junto”, contou.

Para não deixar o desfile parar, a UVA se programou para fazer parcerias com outras escolas e se apresentar em cidades vizinhas.

“Está previsto para a gente desfilar em Cordeirópolis, onde fomos convidados, e Santa Cruz da Conceição. A gente vai usar toda a estrutura deles, inclusive fantasia e carro alegórico”, contou o presidente da UVA, Aldo Alves de Oliveira.

Alternativa

Escolas de samba vão para outras cidades desfilar — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Além da UVA, mais três escolas fizeram história nos desfiles de Rio Claro, que ficou conhecido como um dos mais tradicionais do interior paulista: a Caçamba, a Grassifs, Voz do Morro e a Samuca.

Agora, depois de 17 títulos, no barracão da Samuca, restam só algumas alegorias e carros enferrujados. Mesmo assim, o presidente Leandro Freitas diz que a escola tenta manter a tradição de outro jeito.

“Nós temos uma programação de carnaval em parceria com a escola de samba Pérola Negra, de São Paulo, na qual a gente vai levar três alas, em torno de 240 pessoas, e temos apresentação em clubes e festa da cidade também”, contou.

Renda

Costureiras de escolas de samba reclamam do fim dos desfiles — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Mais do que a festa, o cancelamento do desfile também causou prejuízo para o bolso de quem trabalhava na produção do evento. Hoje, a costureira Lucilene Duarte da Silva faz ajustes de roupas pra outros clientes, mas não se esquece dos velhos tempos.

“A gente ficava lá o dia todo, era mais de 500 fantasias que a gente fazia. Lá a gente almoçava, já ficava para o ensaio e ficava direto. ganhava um bom dinheirinho de um renda que hoje em dia não tem mais”, disse.

Fonte: G1 São Carlos e Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Dr. Nelmer Rodrigues conversa com Dr. Alexandre Viviani - Cardiologista e também o Dr. Sérgio Antonio Pezzoti - Cardiologista falando sobre o tema "As Doenças do Coração".

Últimas notícias

Campo de girassóis encanta visitantes na zona rural de Rio Claro

Florada exuberante atrai centenas de pessoas ao Km 7 da Estrada Municipal Ajapi/Rio Claro   O cenário é de tirar o...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Execução brutal: jovem é morto com mais de 60 disparos dentro...

Vítima de 25 anos, com passagens criminais, foi surpreendida por grupo fortemente armado; criminosos invadiram residência, dispararam fuzis e roubaram celulares da família. Um homicídio...

ROCAM captura foragido com dois mandados de prisão no Centro de...

Condenado com diversas passagens pela polícia foi detido na tarde de segunda-feira durante patrulhamento; ele permaneceu preso à disposição da Justiça. Na tarde de segunda-feira...

Partida de futebol entre adolescentes termina em tumulto e tentativa de...

Confronto entre jogadores evoluiu para briga entre familiares; cinco pessoas ficaram feridas e mulher tentou atingir jovem com o carro Uma partida de futebol entre...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Frio histórico atinge Rio Claro e região com temperaturas negativas e...

Termômetros registram -0,5°C em Rio Claro e -2,8°C em Corumbataí; produtores rurais relatam prejuízos e consumidores podem sentir impactos nos próximos dias. Por: Ana Murbach A...
Anuncie aqui