Anuncie aqui
Anuncie aqui

Com dores há 8 meses, florista passa mais de 100 vezes por UPA de Rio Claro: “não aguento mais”

Ela aguarda por cirurgia para retirar pedras na vesícula e hospital disse que procedimento será feito em março. Fundação Municipal disse que não havia indicação de que o caso era grave.

Enquanto aguarda uma cirurgia para a retirada de pedras da vesícula, a florista Ivone Aparecida Francisco Caetano passa constantemente por atendimento na UPA do Cervezão, em Rio Claro (SP), para tomar remédios para a dor e já registrou mais de 100 atendimentos na unidade em oito meses.

Anuncie aqui

Segundo relatório da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, entre 25 de junho de 2019 e 17 de janeiro de 2020 foram 93 atendimentos, mas o marido da florista, Rogério Tadeu Loureiro Henrique diz que depois dessa data ela já voltou outras vezes.

A Fundação admitiu que a paciente tem passado com frequência pela UPA, mas afirmou que em nenhuma das vezes houve indicação de que se tratava de um caso urgente. Segundo o órgão municipal, o protocolo de atendimento de Ivone foi aberto na rede municipal em 4 outubro de 2019 e o encaminhamento para a cirurgia no hospital Santa Filomena foi feito em 27 de dezembro.

O hospital, por sua vez, diz que recebeu o pedido apenas em 28 de janeiro,um mês depoisda data afirmada pela Fundação de Saúde. Segundo o hospital, Ivone deverá passar por consulta com um especialista na próxima semana e fará a cirurgia em março.

Mas o marido de Ivone diz que eles ainda não tiveram um posicionamento e que a última informação que ela recebeu é que a solicitação teria sido encaminhada para o hospital Santa Filomena.

Dor e falta de resposta

O drama de Ivone começou em fevereiro de 2019, quando com muitas dores abdominais ele procurou pela primeira vez na UPA do Cervezão. Ela estava preocupada porque três meses antes tinha feito uma cirurgia para retirar cistos do ovário.

Segundo o marido de Ivone, na UPA ela era apenas medicada. “A gente vai na UPA já com todos os diagnósticos e eu nunca recebi um exame, a única coisa que eles me dão é receita e chega na UPA o médico dá remédio na veia, mas dura cinco, seis horas”, afirmou.

Neste tempo todo Ivone convive com a dor constantemente. Como os exames para descobrir o que ela tinha não eram marcados, um amigo pagou uma consulta particular com uma ginecologista e os exames que ela pediu.

Primeiro passamos por uma ginecologista que pediu uma série de exames. Um deles apontou sangue nas fezes, fomos ao gastroenterologista e mostramos os exames, ele disse que precisava ser investigado”, contou Henrique.

Ele pediu mais exames, até que um deles mostrou que Ivone estava com pedras na vesícula e lesões no fígado e nos rins.

Em 23 de dezembro de 2019, ela deu entrada, na rede pública, no pedido de cirurgia, conforme mostra um protocolo de atendimento, mas ainda não teve o procedimento marcado. “Não tem nada agendado para fazer a cirurgia para a minha esposa”, afirmou Henrique.

Por conta das dores fortes, ela não consegue abrir a floricultura que tem há 25 anos. Neste período o marido estava desempregado e o casal passou por dificuldades financeiras.

“A gente está sobrevivendo de doação, um traz uma coisa, outro traz outra, eu não consigo trabalhar porque eu passo o dia deitada com dor. Eu preciso fazer a cirurgia o mais rapidamente possível porque eu não aguento mais a dor, está insuportável.

Fonte: G1 São Carlos/Araraquara

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

No primeiro programa do Questão de Saúde Podcast, a Unimed Rio Claro presenteia Rio Claro com a estreia abordando o tema da Relação de Doenças Mentais X Pandemia.

Últimas notícias

Até 6ª-f, empresas oferecem 350 vagas de emprego em Rio Claro

Atendimento é das 9 às 15 horas, no Conecta. Em comemoração ao Mês do Trabalhador, o Conecta de Rio Claro...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Violência: Homem é Morto a Tiros em Bar de Rio Claro

Tiago Da Silva Batista, de 39 anos, é Vítima de Assassinato Na noite de terça-feira (30), por volta das 21h57, Tiago Da Silva Batista, 39...

Vem aí o Grande Arraial da Samuca: Celebração Antecipada das Festas...

Junte-se a nós para uma festa cheia de música, dança e solidariedade em prol do Carnaval 2025. Neste feriado de 1º de maio, a equipe...

Violência sem Trégua: Execução em Bar Choca Rio Claro

André Ricardo Costa dos Santos, de 46 anos é Alvejado Mais de 20 Vezes em Ataque Brutal Na noite de quarta-feira (1º), um ato de...
Anuncie aqui

Nicole Nagib encanta em evento de lançamento de ‘Amor Platônico’ no...

A cantora rio-clarense recebeu amigos, familiares e profissionais da mídia para compartilhar seu sonho musical e apresentar seu mais recente single em uma noite...

Clube Rio Claro Sul doa Equipamento à Chácara Alternativa para Apoiar...

Por: Carlos Baccaro   No dia 29 de abril, o Clube Rio Claro Sul reforçou seu compromisso com a preservação ambiental e a educação ao entregar...
Anuncie aqui