Com isso, Piracicaba soma cinco suspeitas, diz prefeitura. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.
A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba (SP) investiga mais dois casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. De acordo com a pasta, são cinco casos investigados atualmente e um que foi descartado. Em Charqueada (SP), único caso que era considerado suspeito também já foi descartado pelo governo municipal.
Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu em relação aos novos pacientes. Os números divulgados pelas secretarias e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.
Os dois novos casos suspeitos são de duas mulheres: uma de 39 anos que teve contato com uma pessoa que esteve na França e Inglaterra e outra de 21 anos que teve contato com uma pessoa que esteve na Coreia do Sul.
De acordo com o coordenador do setor de Vigilância Epidemiológica, Moisés Taglieta, estão todos bem, em casa, e com sintomas leves.
Além desses, há os dois casos suspeitos relatados em boletim do governo estadual, que são o de uma mulher de 28 anos que teve contato com uma pessoa que não mora em Piracicaba, viajou para a Itália e apresentou sintomas; e de um homem de 27 anos que viajou para a Itália. Os pacientes estavam bem até a última atualização do estado de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde.
O outro caso foi informado pela pasta municipal na terça-feira (3). A paciente é uma mulher de 54 anos que viajou em fevereiro para a França e Inglaterra e relatou sintomas.
Também na cidade, uma mulher de 37 anos que mora em Milão e tinha chegado na cidade em 21 de fevereiro constava como suspeita, mas o caso dela foi descartado nesta segunda, de acordo com a prefeitura.
Região
Em Charqueada (SP), o caso suspeito incluído no balanço estadual na segunda-feira (2) foi descartado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, que aponta que o resultado negativo foi informado na última quarta-feira (4). Não há mais nenhum caso suspeito na cidade, conforme o governo municipal.
Apesar do governo estadual não ter relatado suspeitas em Limeira (SP), a prefeitura da cidade divulgou na última segunda-feira que o primeiro caso suspeito de coronavírus na cidade, de um homem de 58 anos, divulgado pelo governo municipal na semana passada, foi descartado.
O segundo caso suspeito, divulgado também na segunda, foi descartado terça-feira pela pasta municipal.
Casos confirmados
O país soma nove casos confirmados do novo coronavírus, um na Bahia, seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo.
Fonte: G1 Piracicaba e Região