Anuncie aqui
Anuncie aqui

Estado de São Paulo intensifica ações da Operação Corta-Fogo

Atividades serão priorizadas entre junho e outubro em razão do período de estiagem, que favorece a propagação de incêndios

No período de estiagem os incêndios florestais são frequentes, o que impacta negativamente a flora e a fauna, degradam solos, causam prejuízos econômicos, além de oferecer riscos de acidentes e problemas de saúde à população. Em razão disso, o Governo de São Paulo criou e desenvolve a Operação Corta-Fogo, um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, monitorar e combater ocorrências do tipo, com a participação de diferentes níveis de governo, empresas parceiras e comunidade.

Corta-Fogo foi o nome dado ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – Lei Estadual 10.547/2000 e Decreto Estadual 56.571/2020.

A Operação é coordenada pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), por meio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB), e conta com a participação de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), subordinada à Casa Militar, a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) e o Instituto Florestal (IF).

Objetivos

Anuncie aqui

Para cumprir os objetivos, a Operação Corta-Fogo desenvolve uma série de atividades de forma permanente ao longo do ano, sendo dividida em três fases (Verde, Amarela e Vermelha) de acordo com as necessidades e priorizações que cada período exige.

Entre os meses de junho e outubro, período que requer medidas emergenciais rápidas, amplas e coordenadas, será ativada a fase vermelha, com foco no combate ao fogo e na fiscalização repressiva, além de intensificação das estratégias de comunicação e campanhas preventivas.

Demais fases

Fase verde (janeiro e fevereiro; novembro e dezembro)

Dividida em duas etapas, prevê para o começo do ano (janeiro e fevereiro) atividades de planejamento e início das medidas de prevenção e preparação. No fim do ano (novembro e dezembro) é realizada uma avaliação da temporada de incêndios e são iniciados os preparativos para o ano seguinte.

Fase amarela (abril e maio)

Requer foco nas ações preventivas e de preparação para enfrentar os incêndios florestais. Durante os meses de abril e maio, as atividades de treinamento, capacitação, elaboração e revisão de planos preventivos e de contingência ganham prioridade.

Áreas protegidas

Em 2020, a SIMA lançou os Polos Regionais da Operação Corta-Fogo. Criados pela Resolução SIMA n.º 12/2020, a estratégia é promover a cooperação mútua e o compartilhamento de estruturas físicas, equipamentos, veículos e recursos humanos entre unidades de conservação e demais áreas naturais protegidas, sob gestão da SIMA.  O objetivo é aumentar a capacidade de redução dos riscos ou ampliar o combate aos incêndios florestais no interior ou no entorno dessas áreas.

Foram criados sete Polos, envolvendo 73 Unidades de Conservação e demais Áreas Naturais Protegidas Estaduais, nas seguintes localidades: 1) Região de Ribeirão Preto; 2) Região Metropolitana de São Paulo; 3) Região de Itapetininga; 4) Central; 5) Mantiqueira / Santa Virgínia; 6) Assis / Marília /Bauru; 7) Aguapeí / Peixe / Morro do Diabo.

Investimento nos polos

A SIMA vai investir R$ 6 milhões, oriundos da Câmara de Compensação Ambiental (CCA), na operação. “Este trabalho pede que o foco dos investimentos esteja nos polos regionais para dar celeridade às medidas de combate ao fogo. Além das viaturas e drones entregues às equipes de fiscalização, neste ano conseguimos novos investimentos da CCA que permitirão fortalecer a operação em todo o estado”, explica o secretário Marcos Penido.

Além das equipes do Governo, serão contratados bombeiros civis, locadas máquinas para terraplanagem de estradas e aceiros. Também serão adquiridos veículos e equipamentos, como tratores, caminhonetes, roçadeiras e motosserras.

Câmara de Compensação e investimentos 

O colegiado é composto por membros do setor público e da sociedade civil. Cabe a ele indicar as Unidades de Conservação e atividades beneficiadas com os recursos da compensação ambiental.

Desde 2019, a SIMA entregou 152 novas viaturas para a Polícia Ambiental, além de 18 drones e 295 tablets às equipes de fiscalização.

Redução dos incêndios em 2019

Nas Unidades de Conservação (UCs) e demais Áreas Naturais Protegidas administradas pela Fundação Florestal (FF) e Instituto Florestal (IF), a edição de 2019 da Operação contabilizou 110 ocorrências e 2.987 hectares atingidos pelo fogo. Os indicadores apontaram uma redução de 18% no número de ocorrência e 16% de diminuição da área afetada em comparação com o ano de 2018, que contabilizou 127 ocorrências e 3.543 hectares queimados.

“Neste ano, para melhorar o tempo de resposta e diminuir ainda mais os incêndios, estamos realizando também o manejo preventivo das áreas estratégicas”, afirma o diretor-executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.

“Um incêndio florestal é prejudicial sob todos os pontos de vista. Além de causar sérios danos para a fauna e a flora, poder gerar acidentes automobilísticos e prejudicar a qualidade do ar que respiramos”, lembra o diretor-geral do IF, Luis Alberto Bucci.

Apoio da população

A participação da população é fundamental para auxiliar na prevenção de queimadas. Gestos como não atirar bitucas às margens das rodovias, não soltar balões, não acender fogueiras em área de mata e não atear fogo em lixo colaboraram para a manutenção de áreas verdes e previnem acidentes.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Siga nossas redes

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Anuncie aqui

Mais notícias policiais

Anuncie aqui
Anuncie aqui

‘Era ele quem me dava forças’, diz mãe de adolescente que...

Vítima é de Rio Claro. Corpo foi encontrado submerso em rio de um complexo turístico em Brotas. Era eu, ele e a minha filha. Ele...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Velório de Padre Jocelir será realizado nesta quinta-feira, das 8h30 às...

Rio Claro lamenta a perda do líder religioso; celebrações de fé ocorrerão ao longo do dia em sua homenagem. Rio Claro está em luto pelo...
Anuncie aqui

Covabra Supermercados inaugura terceira loja em Rio Claro

Com quase 3 mil metros quadrados, a nova unidade, localizada no bairro Vila do Rádio, abre as portas no dia 29, com muitas ofertas. Presente...

APÓS VENCER AO GRAMMY LATINO, JOTA.PÊ PREPARA CONCERTO INÉDITO COM...

Concerto acontece no Ginástico em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Depois de vencer o Grammy Latino nas categorias de Melhor Álbum de Música Popular...
Anuncie aqui