Anuncie aqui
Anuncie aqui

Moradores em situação de rua terão refeições gratuitas no Bom Prato em Rio Claro

Cartão dá direito a moradores em situação de rua retirarem café da manhã e almoço no Bom Prato.

Setenta e cinco pessoas em situação de rua podem se alimentar gratuitamente retirando café da manhã e almoço na unidade do restaurante Bom Prato de Rio Claro. Na sexta-feira (26) o prefeito João Teixeira Junior esteve no restaurante, localizado na Rua 1 entre as avenidas 8 e 10, na entrega dos cartões de gratuidade, a partir de cadastro providenciado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social.

Anuncie aqui

“Firmamos convênio com o governo estadual para viabilizar esse benefício porque é uma iniciativa sintonizada com nosso empenho em cuidar daqueles que mais precisam”, comenta Juninho. “Esse momento de dificuldades devido à pandemia é especialmente penoso para pessoas em vulnerabilidade social, e a garantia de refeições diárias é uma alento a muitos que não dispõem do mínimo necessário para se alimentarem corretamente”, acrescenta Juninho, lembrando que um dos atributos do Bom Prato, além dos preços baixos, é a alta qualidade das refeições oferecidas.

De acordo com a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi, que acompanhou o prefeito na visita ao Bom Prato nessa sexta-feira, a concessão do benefício atende critérios técnicos estabelecidos pelo governo estadual. “As pessoas em situação de rua foram identificadas pelas nossas equipes e terão que levar o cartão para ser validado pelo restaurante Bom Prato a cada refeição”, explica. A identificação dessas pessoas foi feita pelo Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) que, entre outros serviços, realiza busca ativa da população de rua oferecendo atendimento especializado e fazendo encaminhamentos aos serviços públicos quando necessário. O prefeito e a secretária municipal do Desenvolvimento Social foram recebidos pelo gerente da unidade do Bom Prato de Rio Claro, Samuel Ribeiro.

A alimentação gratuita a pessoas em situação de rua está sendo oferecida com parceria do governo estadual com as prefeituras paulistas. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, que mantém 58 unidades do Bom Prato em todo o estado, adotou a medida com prazo até 30 de julho, ou enquanto durarem as medidas relativas à pandemia do coronavírus. Pelo programa, cabe às prefeituras conveniadas quantificarem, identificarem e localizarem os beneficiários, além de fazer a entrega dos cartões de gratuidade.

A adesão à medida é mais uma ação da prefeitura de Rio Claro em prol das pessoas em situação de rua após o início da crise do coronavírus. Em abril o município passou a acolher esse público nos prédios dos centros dia do idoso (CDI) localizados na Vila Operária e no Jardim Esmeralda, como medida para reduzir os riscos da Covid-19. Desde março as unidades mantêm suspensas as atividades com idosos.

Famílias em outras categorias de vulnerabilidade social também estão recebendo atenção na área da alimentação. A prefeitura ampliou a entrega de cestas verdes e pães caseiros aos cadastrados nos centros de referência de assistência social (Cras). Mais de 1800 famílias estão sendo atendidas. Além disso, desde o início da pandemia a prefeitura já transferiu 13,5 toneladas de alimentos do setor da Educação, que está com aulas suspensas, para o atendimento social.

A prefeitura distribui ainda alimentos por meio das campanhas do Fundo Social de Solidariedade que têm amplo apoio da comunidade e empresas. Também implantou o programa Alimentação Escolar Direto em Casa, na qual distribuiu cartão magnético para estudantes de baixa renda receberem mensalmente R$ 60,00 de auxílio enquanto as aulas não são retomadas.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

SEST SENAT Rio Claro oferece 120 vagas em cursos gratuitos

Empilhadeira, Gestão de Pessoas e Informática estão entre as oportunidades disponíveis pelo programa Qualifica SP. Oportunidade para quem deseja se...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Inauguração do Centro de Estética Avançada Dra. Thayná Melo marca novo...

“Espaço moderno e sofisticado reúne técnicas avançadas e promete transformar o conceito de estética em Rio Claro.” No último sábado (30 de agosto), Rio Claro...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...

Pode isso, Arnaldo?

Por: Willian Nagib Filho No preâmbulo da Constituição Federal consta que os representantes do povo ali reunidos instituíram um Estado Democrático, destinado a assegurar a...
Anuncie aqui

OAB Rio Claro celebra Dia do Advogado com noite especial no...

Evento reuniu advogados, familiares e convidados em uma confraternização marcada por união, valorização e muita alegria. A 4ª Subseção da OAB Rio Claro, presidida pela...

Rio Claro no palco nacional: Biahh Cavalcante precisa do nosso apoio...

Cantora rio-clarense se apresenta hoje em noite decisiva no reality da TV Globo e conta com a torcida da cidade para seguir na competição. A...
Anuncie aqui