Anuncie aqui

Captação de Capital e Ideias para Empreender II

 

Muitas vezes o empreendimento é promissor, mas a falta de capital e conhecimento atrapalha.

Alina Hassem

A definição dos objetivos e do posicionamento de mercado que considera quais clientes serão atendidos e quais os benefícios que serão oferecidos para estes clientes, bem como a determinação das fontes de recursos financeiros que a empresa deve buscar são essenciais para um bom planejamento do negócio.

Anuncie aqui

Um dos grandes desafios para os empreendedores é conseguir dinheiro nas fases iniciais da empresa. Normalmente, esse empreendedor utiliza uma combinação de capital próprio e capitai de terceiros, já que, apenas o capital próprio, normalmente, não é suficiente.

Dentre as formas de captação de recursos financeiros, podemos citar os empréstimos bancários, subsídios governamentais e a busca de novos sócios.

Nos empréstimos, que são feitos, por exemplo, pelos bancos, a empresa recebe o dinheiro e deve devolvê-lo acrescido de juros numa data pré-determinada. As informações de prazo, taxas, garantias e multas são definidas em contrato. Mas para que a empresa tenha acesso a uma linha de crédito, o banco faz uma série de análises como forma de avaliação de risco e decide pela aprovação ou não da disponibilização desse recurso financeiro.

Os subsídios governamentais são oferecidos pelo BNDES, FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e é possível consultar as linhas disponíveis nos sites dessas instituições. Por exemplo, a FINEP está com uma seleção pública de subvenção econômica à inovação para projetos de agricultura, cidades inteligentes, indústria 4.0 e saúde 4.0, mais informações podem ser consultadas no Link em anexo.

Por fim, caso o empreendedor busque um novo sócio para a empresa, ele não tem uma data para devolver aquele dinheiro que foi aportado no negócio, por outro lado, este novo sócio têm direito a parte do resultado (lucro da empresa), além disso, é importante avaliar a questão da gestão do negócio e considerar e definir o compartilhamento de atividades e decisões.

Ter o seu próprio negócio é o sonho de muita gente, as vezes o empreendedor busca desenvolver uma empresa porque achou uma oportunidade de negócio, mas muitas vezes, ele busca o empreendedorismo como a única alternativa de trabalho, que são os empreendedores por necessidade, ou seja, são aqueles que não estão conseguindo se alocar no mercado de trabalho e decidem por abrir um negócio.

Não importa se é uma loja, se é um restaurante, uma escola, uma livraria ou uma fábrica, o planejamento, a organização, o controle operacional e financeiro são determinantes para o negócio seja bem sucedido e sustentável no longo prazo.

Vamos continuar trazendo mais informações sobre esse tema nos próximos artigos como forma de auxiliar aqueles que desejam ter uma empresa ou já tem e buscam melhorar a gestão.

Colaboração: Alina Hassem, Administradora, especialista em Mercado Financeiro.

Acompanhe as demais publicações da autora, artigo anterior em anexo.

Captação de capital e idéias para empreender I

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Aprovadas isenções para setores impedidos de abrir na pandemia

A Câmara Municipal de Rio Claro aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (13), o Projeto de Lei 134/2021, que autoriza o Poder Executivo a...

Os riscos do UBER

D. Carmem! Era assim que os gêmeos, Pedro e Paulo, chamavam a mãe. Bastante austera com os filhos, criou-os sem contar com ninguém. Na juventude,...

Sobre “entrar armado”!

Anuncie aqui

Mais notícias

Procurado por Roubo é Capturado pelo 10º BAEP em Rio Claro

Ação rápida da equipe especializada resultou na prisão de um homem de 41 anos, com mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Criminais. Durante patrulhamento...

Quem deve à prefeitura de Rio Claro pode aderir ao Refis a partir de 2ª-feira

Programa de recuperação fiscal tem descontos de até 90% nos juros e multas da Dívida Ativa. A partir desta segunda-feira (2), os contribuintes em atraso...