Vídeos sobre sífilis congênita e prevenção às ISTs visam aprimorar conhecimento das equipes.
A pandemia de coronavírus impõe o distanciamento social e impede aglomerações, com isso cursos presenciais ficam inviáveis. O que não quer dizer que os treinamentos e aperfeiçoamentos dos profissionais tenham que ficar para depois. A Secretaria de Saúde de Rio Claro realiza treinamentos em videoaulas direcionados aos profissionais de saúde, por meio do projeto Conexão Saúde.
Duas aulas do projeto foram divulgadas na segunda-feira (10) aos profissionais que quiserem conhecer mais sobre prevenção e assistência para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e também sobre sífilis congênita.
“O projeto aborda diferentes temas a partir da demanda identificada entre os profissionais de saúde”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde, acrescentando que o objetivo é levar conhecimento aos profissionais e proporcionar sempre o aprimoramento e a qualidade do serviço que chega à população.
Em uma das aulas a assistente social Cristiane Midori Nakahara fala sobre prevenção às ISTs na saúde pública. Na outra, a sífilis congênita é o tema levantado pela pediatra infectologista Denise Leonardi Prado.
“São duas aulas muito enriquecedoras, em que as profissionais abordam prevenção e tratamento de doenças, o que auxilia os profissionais que muitas vezes realizam o acolhimento de quem chega ao sistema de saúde para receber atendimento”, comenta Rafaela Martinez, responsável pelo Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), Aids, Hepatites Virais (Sepa).
As aulas são direcionadas a todos os profissionais de saúde da rede pública municipal. “O material foi preparado e encaminhado às unidades de saúde para qualificar ainda mais as equipes e possibilitar que todos os profissionais tenham acesso ao conteúdo e que isso possa auxiliá-los a desempenhar suas funções da melhor maneira possível”, observa Bruna Oliveira, chefe da seção de educação em saúde, treinamento e desenvolvimento, da Secretaria de Saúde, que desenvolve o material.
As aulas do Conexão Saúde são sempre ministradas por profissionais da secretaria com o objetivo de valorizar os funcionários e difundir conhecimento entre os colegas. O acesso à videoaula se dá por meio de link encaminhado às unidades de saúde.