Transferência começa na próxima semana e, após 15 dias, estará montada no novo local.
A réplica da Torre Eiffel, atração turística de Rio Claro (SP), vai mudar para dentro do Parque Lago Azul nos próximos dias.
A Réplica foi um presente do governo Francês para ser usada na Festa das Nações em 2009, (Ano da França no Brasil).
Após a festa a ferragem ficou guardada por alguns meses.
Durante a montagem da decoração de Natal resolveram utilizar o monumento próximo ao Lago Azul para colocar as luzes.
A réplica foi instalada no cruzamento do Visconde do Rio Claro com a Av. 32.
Após a passagem das festividades Natalinas um movimento dos moradores do entorno não deixaram que a mesma fosse retirada.
Entre as ações de revitalização do Lago Azul, há um projeto em andamento para que ela seja removida para o parque.
Segundo o secretário de Cultura, José Ricardo Naitzke, a torre será desmontada em partes para ser levada ao novo local.
Segurança dos turistas
Naitzke explicou que o principal motivo para mudança de endereço da torre é a questão da segurança das pessoas que frequentam o local para tirar fotos.
“O perigo de acontecer algum acidente, atropelamento é muito grande, então por esse motivo a gente está retirando ela daqui e colocando ela na orla do parque, o que vai possibilitar um maior apelo paisagístico para aqueles que querem tirar foto”, disse o secretário.
De acordo com ele, a transferência da base da torre para dentro da orla começa na próxima semana e após isso em até 15 dias a mudança deve ser finalizada. A transferência vai custar R$ 5 mil.
Ela foi colocada sobre um monumento que retrata o projeto urbanístico do parque do Lago Azul e também do córrego da Servidão quando ele foi fechado, então efetivamente nós vamos estar resgatando esse monumento histórico do nosso município, que data de 1931″, disse o secretário.
A previsão é que o parque Lago Azul seja reaberto à população no início de outubro após a finalização de obras de revitalização.