Ainda não há data para início da vacinação e comunidade deve aguardar antes de procurar unidades.
Rio Claro apresentou na segunda-feira (18) seu Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. O município aguarda a chegada das doses que virão do governo estadual ou federal para iniciar a campanha de vacinação, que atenderá primeiro os profissionais de saúde que atuam na linha de frente dos atendimentos e estão mais expostos a riscos de contaminação.
“O município já se preparou de acordo com os critérios divulgados pelos governos estadual e federal e temos condições de iniciar a vacinação tão logo as doses cheguem ao município”, destacou o prefeito Gustavo Perissinotto.
A expectativa é de que cerca de 7.500 profissionais de saúde sejam imunizados na primeira etapa da campanha e, em seguida, cerca de 25.900 idosos. “A vacinação irá impactar no número de hospitalizações e reduzir óbitos sendo que, neste primeiro instante o foco é atender as pessoas mais vulneráveis”, ressalta Suzi Berbert, diretora do departamento de Vigilância em Saúde.
O município não foi informado oficialmente sobre o quantitativo de doses que será disponibilizado. Com a chegada das doses, os trabalhadores que atuam na linha de frente no enfrentamento à doença serão imediatamente imunizados. “Ainda não podemos dizer quando a vacinação será iniciada porque dependemos que o governo estadual ou federal nos encaminhe as doses”, explica Suzi.
A capacidade de atendimento do município é de cerca de 1.600 vacinas aplicadas por dia, em estrutura de vacinação que contará com 18 postos fixos, com possibilidade de ampliação caso seja necessário. A expectativa é de que seja realizado agendamento prévio para evitar filar e aglomerações nas unidades.
“A vacina é mais uma etapa no plano contra a Covid-19, mas ainda há um longo caminho pela frente e não podemos relaxar nos cuidados preventivos, que continuam fundamentais para evitar a transmissão da doença”, observa Jair Verginio Junior, diretor de Atenção à Saúde, que na apresentação desta segunda-feira (18) representou o secretário municipal de Saúde Marco Aurélio Mestrinel. Os cuidados preventivos são uso obrigatório de máscara, distanciamento social e higienização adequada das mãos.
Também estiveram presentes o vice-prefeito Rogério Guedes, o presidente da Câmara, José Pereira, e os vereadores Hernani Leonhardt, Julinho Lopes, Adriano La Torre, Carol Gomes, Vagner Baungartner, Rodrigo Guedes, Rafael Andreeta, Irander Augusto, Thiago Yamamoto e pastor Diego Gonzalez.