Anuncie aqui

A Cartomante

Antonio Fais

Havia mais de dez anos que não se viam. Ela achava que ele a tinha visto, mas, acompanhado, desviara o olhar. Sentou-se mais ao fundo e, de onde estava, com as luzes já apagadas, não podia vê-los.
Paixão antiga, a de ambos – fugaz; o cinema, outra grande paixão em comum, parecia mais duradoura. No pouco tempo que ficaram juntos assistiram muitos filmes. Achavam que podiam passar a vida assim: cinema e amor, não necessariamente nesta ordem. Era perfeito!
Supersticiosa, para confirmar tudo, perguntou à Ágda, amiga da irmã, que entre outras coisas fazia mapas astrais, lia as cartas e nunca errava – o que Ágda dizia, acontecia.
Postas as cartas, Ágda confirmou:
– Esta é a uma grande paixão. Vocês têm uma sintonia incrível. Mas o destino dele é outro: as cartas mostram alguém do passado, provavelmente a ex-esposa.
– Será? – Perguntou ela, com certa tristeza, meio decepcionada com Ágda. – Parece a Márcia um caso tão encerrado…pelo que ele me diz.
– Mulheres são surpreendentes, querida! No amor e na guerra vale tudo…Tudo! – concluiu Ágda em um tom misterioso.
Recordando-se, não conseguiu prestar mais atenção ao filme. Lembrava, se que isto é possível, de cada filme que assistiram juntos, dos comentários depois e antes do amor.
Passou a prestar atenção em todos os pequenos fatos que envolviam a Márcia. Ele sempre falava dela com carinho. Tinha sido isso, aliás, uma das primeiras coisas que a havia atraído nele. Mas não era mais assim. O que antes fora uma virtude, agora a incomodava profundamente.
Como o contato dele com os filhos era quase diário, era inevitável ele conversar e, por várias vezes, freqüentar os mesmos lugares que a Márcia.
Até que um dia, ciente do destino, antecipando todo o sofrimento, ela terminou tudo. Ele ficou perdido, mandou flores, e-mails, telefonemas…Até que desistiu.
Meses depois, soube que ele estava namorando uma amiga de sua irmã, com quem já tinha tido um caso rápido antes de conhecê-la: a Ágda. Percebeu o que tinha acontecido. Arrependeu-se. Como poderia ser tão tola! Mas era tarde, já o havia feito sofrer muito. Lembrou-se, às lágrimas, da última frase que ouvira de Ágda: “No amor e na guerra vale tudo…”
Soube também que Ágda nunca mais havia posto cartas para ninguém. Diziam que ela tinha perdido o Poder. Ela tinha sido a última para quem madame Ágda havia lido a sorte.
Saiu antes do final da sessão. Vê-los agora era uma carga maior que ela poderia suportar. Não teria reação. Tinha vivido só e bem todo este tempo, mas tudo voltava: cheiros, filmes, gestos, cores, tudo.
Sentou-se só em uma cantina, quando, pouco depois, ouviu chamar seu nome:
– Rê! Regina! Quanto tempo!
Era ele com o sempre alegre e sincero sorriso. Ela tremeu. Hesitou em levantar a cabeça e encarar Ágda. E ele disse:
– Quero que você veja uma pessoa que você conhece bem. Estamos juntos há nove anos.
Regina levantou-se devagar.
– Esta é Cristina. Lembra? A minha primeira namorada. Falava sempre dela para você, assim como falei muito de você para Cristina.
– Ainda falo a ela que só estamos juntos porque você terminou comigo. Vocês duas foram as maiores paixões de minha vida. – Falou rindo, deixando as duas constrangidas, como sempre fazia.
Despediram-se e ela pensou com uma certa satisfação: “Ao menos Madame Ágda não errou!”.

Anuncie aqui

Antônio Fais

Colaborador

Escritor, Filósofo, Professor, Especialista em Linguagem e Aprendizagem.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

TCE alerta sobre informações relativas ao combate à Covid

Despacho do conselheiro Antônio Roque Citadini, do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, no processo 00001864.989.21-5, aponta falhas nas informações referentes ao...

Ex-diretor da Câmara assume cargo na Fundação de Saúde

  O advogado e ex-diretor jurídico da Câmara de Rio Claro, Peterson Santilli, assumiu a diretoria do Departamento de Gestão Administrativa da Fundação Municipal de...

Seguro para Fusca

Gol Contra

Anuncie aqui

Mais notícias

Polícia Civil fecha fábrica clandestina de gelo saborizado em Rio Claro

Operação conjunta da DIG, Vigilância Sanitária e Meio Ambiente apreende quase uma tonelada de produtos irregulares e prende responsável pelo crime contra as relações...

Polícia Civil desmantela quadrilha que usava inteligência artificial para aplicar golpes milionários

Grupo criava deepfakes de Gisele Bündchen e outras celebridades em anúncios falsos; operação bloqueou mais de R$ 200 milhões em bens. A Polícia Civil do...