PEREIRA ERA CONTRA EMPRÉSTIMO
“Eu tiro o chapéu para o ex-prefeito Nevoeiro Jr., que pavimentou diversos bairros sem financiamento. Falta administração”.
Nada como um dia – ou governo – depois do outro. A declaração acima foi publicada em agosto de 2018, no “Diário do Rio Claro” (foto), em reportagem onde o centenário matutino ouviu diversos vereadores sobre o projeto de autoria do então prefeito Juninho (DEM) que pretendia obter financiamento de 30 milhões de reais na Caixa Econômica Federal para obras de asfalto novo e recapeamento.
Na época filiado ao PTB, o atual presidente do Legislativo, José Pereira dos Santos, o Pereirinha, era radicalmente contra a ideia de fazer empréstimo com a finalidade de investir em infraestrutura viária. Agora no PSD do prefeito Gustavo Perissinotto e reeleito para o sétimo mandato consecutivo, Pereirinha se antecipou ao próprio Executivo e anunciou no mesmo “Diário” que ele e sua turma já discutem, em pleno recesso das atividades regulares da vereança, endividar a população com financiamento semelhante ao que tanto criticou num passado recente.
DE VOLTA ÀS ORIGENS
Em dezembro deste ano, se o Criador permitir, completarei 40 anos de conclusão do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, no Rio de Janeiro.
Durante a primeira década de formado, me dediquei quase que exclusivamente à reportagem e edição, inicialmente no Jornal de Rio Claro, depois no Diário do Rio Claro, Agência Estado, Estadão, Jornal da Tarde, Diário do Povo e Correio Popular – esses dois últimos de Campinas.
Em 1993, migrei para a área de Assessoria de Imprensa e também atuei nos segmentos de Gestão de Crises e de Marketing Político e Eleitoral, atividades que exerci até dezembro do ano passado. Nesse período, ainda criei vários jingles vitoriosos em campanhas de prefeitos, vereadores e deputados.
Agora, estou de volta às origens e ao ofício que sei fazer melhor: apurar, investigar, escrever e divulgar fatos e informações que normalmente não aparecem na mídia tradicional.
Sei que a caminhada será árdua e os obstáculos imensos. Tenho ao meu lado, no entanto, o Rei dos Reis. ““Porque Sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.”
(Jeremias 29:11).
PREFEITO DO BICENTENÁRIO?
Num primeiro momento, o titular da coluna pensou ter entendido errado. Leu de novo a postagem no Instagram do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), verificou notícia na edição desta terça-feira no “Diário do Rio Claro”, se beliscou para confirmar que ainda estava acordado e chegou à conclusão de que, realmente, fizeram reunião no último sábado sobre o planejamento do bicentenário do Município.
O único problema é que essa efeméride ocorrerá somente em junho de 2027, portanto, dois anos e meio depois de encerrado o atual mandato de Gustavo. Ou isso representa excesso de confiança ou o novo governo não tem nada mais importante a fazer como, por exemplo, manter serviços importantes em funcionamento após a atabalhoada demissão de 130 pessoas e cuidar do combate à pandemia de Coronavirus.