Anuncie aqui
Anuncie aqui

PM usa drone para fiscalizar aglomerações durante medidas restritivas em Araraquara

Com denúncias, tecnologia será usada para gerar provas. Cidade endureceu regras após altas de casos e mortes que podem estar relacionadas com variante brasileira do novo coronavírus.

A Polícia Militar de Araraquara (SP) ganhou o reforço de um drone para fiscalizar se a população está obedecendo as regras mais restritas durante a pandemia do novo coronavírus. Na fase vermelha do Plano São Paulo, a cidade ainda tem decreto que proíbe a circulação de pessoas sem justificativa.

Anuncie aqui

O município atravessa um momento de agravamento da pandemia, após a confirmação de casos da variante brasileira do novo coronavírus, identificada primeiro em Manaus. Foi registrado o aumento de casos e mortes e hospitais já estão há 5 dias com UTIs e enfermarias lotadas.

Fiscalização pelo céu

A Polícia Militar faz parte do quadro de agentes que conferem se a população segue as determinações.

“Tem locais que a gente não consegue acessar com a viatura e o uso do drone facilita muito a visualização se realmente está aglomeração”, disse o coordenador operacional da PM de Araraquara, capitão Alan Gouveia.

Necessidade de denúncia

Futuramente alguns voos serão feitos de forma preventiva, mas por enquanto a PM precisa ser acionada pelo 190.

Quando chega uma denúncia, a PM vai analisar caso a caso. Se não der para analisar a situação do chão, o drone vai subir.

De acordo com capitão da PM, com as imagens em mãos, a gravação se transforma em prova.

“Só com o endereço do local, já conseguimos emitir um documento junto que vai levantar a matrícula de quem é o proprietário do local e fazer a multa ou o procedimento. E registramos o boletim de ocorrência, enviamos para Polícia Civil para poder apurar o fato”, afirmou.

Outras medidas

O município ainda tem 1.100 câmeras espalhadas que auxiliam a fiscalizar e evitar pontos de aglomerações.

A cidade ainda terá monitoramento pioneiro por geolocalização de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

Com metodologia Contact Tracing – ou rastreamento de contatos, a ideia é localizar, por meio da tecnologia, pessoas infectadas e identificar todas as outras pessoas que tiveram contato com elas.

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Prefeitura faz limpeza e corte de mato em áreas públicas do Jardim São Paulo

Serviços foram realizados na quinta-feira. A prefeitura de Rio Claro fez limpeza de mais áreas públicas no Jardim São Paulo...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Chuva intensa na madrugada provoca alagamentos em Rio Claro

Defesa Civil registrou 59,5 mm durante a madrugada; CEAPLA aponta 48,5 mm nas últimas 24 horas Na madrugada desta terça-feira (13/01), Rio Claro foi atingida...

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui

Chineladas (in)consequentes!

A campanha da Havaianas com Fernanda Torres sugere começar 2026 com os dois pés, algo interpretado como mensagem anti-direita. O “filho do capitão” jogou...

Polícia Civil desarticula grande esquema de falsificação de bebidas alcoólicas em...

Imóvel no distrito de Ajapi funcionava como depósito e laboratório clandestino; mulher é presa em flagrante e armas são apreendidas A Polícia Civil do Estado...
Anuncie aqui