O feriado de Páscoa está se aproximando e, apesar da pandemia do coronavírus, esta é uma boa oportunidade para experimentar cervejas em harmonia com a grande atração da época: o chocolate.
Para muitos, já não é surpresa que alguns estilos como Porters e Stouts vão muito bem com o derivado do cacau. Entretanto, para outros trata-se de um novo horizonte gastronômico a ser explorado.
Como depois de um belo almoço de Páscoa não pode faltar a sobremesa, e a tradição pede servir ovos de chocolate ou sobremesas a base de chocolate, então para fechar com chave-de-ouro, acompanhe e harmonize com cervejas escuras. Segue algumas sugestões para o paladar explorar. Confira:
Dubbel Cacau – Cervejaria Leuven
A estilosa Dubbel Cacau da Cervejaria Leuven possui uma combinação complexa e única, desafiando os paladares mais exigentes. É uma cerveja sensacional e sua receita cai bem para quem não gosta de cervejas muito amargas devido aos 22 IBUs. Porém, apesar do baixo amargor é muito saborosa e seu teor alcoólico é de 7,5%. “No estilo Belgian Dubbel, depois do almoço, essa cerveja harmoniza muito bem com Petit Gateau ou trufa de chocolate”, indica Karin de Moraes Barreira, sócia proprietária da Cervejaria Leuven.
Dark Wolf Quadrupel – Cervejaria Leuven
A quadrupel é de extrema complexidade e essa da Cervejaria Leuven possui 10,5% de álcool e 30 IBUs. Para quem nunca provou, a Dark Wolf é uma cerveja forte e potente, com aroma maltado remetendo ao caramelo e a notas de frutas vermelhas, passas, tâmaras e ameixa seca que finalizam com uma suave nota vínica e de carvalho francês.
“Esse estilo vai muito bem com sobremesas a base de chocolate, como o tiramisù, por exemplo”, afirmou Karin ao lembrar que, ainda neste mês de março, a Dark Wolf Quadrupel foi premiada com a medalha de prata na categoria Belgian-Style Quadrupel na nona edição do Concurso Brasileiro de Cervejas (CBC), realizado de forma on-line em Blumenau/SC. “A Dark Wolf Quadrupel leva mais de 120 dias para maturar e é uma das cervejas mais premiadas da Cervejaria Leuven”, completou.
Dark American Lager – St. Peters
Opção mais leve, essa cerveja da St. Peters contém apenas 4,8% de álcool e 13 de IBU, ou seja, mantém as características de leveza e refrescância que tanto agradam ao paladar nacional. A Dark Lager pertence ao estilo Munich Dunkel, o mais clássico entre as escuras na Alemanha e essa cerveja da St. Peters harmonizam facilmente com chocolate ou sobremesas à base de café. “_Avalio como sendo uma cerveja muito fácil para se degustar e apreciar com chocolate meio amargo”.
English Porter – Kpiau Beer
A mais original cerveja cigana piracicabana, a Kpiau Beer também produz um estilo de cerveja escura. É a Nheq de Portera, nome que se dá para sua English Porter. Ela possui 29 IBUs e 5% de graduação alcóolica. Repetindo seu modo caipira de dizer, essa cerveja orna com browie de chocolate.
Normalmente o estilo English Porter costuma ter fortes notas que remetem a café, chocolate amargo, toffee e biscoitos. Tem alto amargor, porém este é proveniente do uso de maltes caramelizados e torrados, e não do lúpulo, o que é facilmente notado no sabor.
Irish Stout – Guss Bier
Um dos vários subestilos da Stout, a cerveja Irish Stout, também conhecido como Dry Stout, tem na irlandesa Guinness sua mais famosa representante e a Guss Bier produz uma versão piracicabana desse estilo.
“Uma experiência incrível é harmonizar a Irish Stout, com chocolates ao leite ou meio amargo, no caso dos chocolates meio amargos, vale lembrar que essa harmonização vale até chocolates 60% de cacau, acima desta porcentagem, a harmonização fica melhor com as Imperiais Stout, por ter mais álcool e perceber quando o chocolate está derretendo na boca”.
Imperial Stouts – Bergrren Bier
A Cervejaria Bergrren possui a Russian Imperial Stouts, estilo conhecido como a rainha das Stouts e caracterizado pelo alto teor alcoólico, temperatura de consumo mais alta e aromas e sabores que lembram chocolate e café.
Essa cerveja da Bergrren é cremosa, licorosa e muito encorpada, tem 12% (ABV) e amargor bem denso (70 de IBU), fatores que realçaram ainda mais o sabor do chocolate belga com o qual harmonizei e o deixou menos amargo.
Rye Wine – Cevada Pura
Esse estilo possui altos teores alcóolicos e de amargor e a Cevada Pura produz uma primorosa versão: a Capitão Barbosa é uma American Rye Wine maturada por 12 meses, que possui graduações de 11,5% ABV e 80 IBU.
“É ideal para acompanhar chocolate amargo. Uma sugestão é o ovo Bendito Cacau 70%, da Cacau Show. A sensação de secura devido aos taninos contrastam muito bem com o dulçor da cerveja, equilibrando esses dois elementos, resultando em uma harmonia convidativa.
Sour – Cevada Pura
Para quem prefere o dulçor e a delicadeza do chocolate branco, vale a pena combinar com cervejas que tem adição de frutas cítricas, como é a Catharina Sour, onde acidez é bem evidente. A Cevada Pura tem esse estilo que é chamado de Mandarino Sour e, em sua composição, foram adicionados tangerina, coco e café, resultando em uma cerveja leve, refrescante, com teor alcóolico de 5% e amargor baixo (8 IBUs).
Neste caso, a harmonização foi feita com o ovo de chocolate ao leite LaCreme, da Cacau Show. “Como o chocolate branco é mais doce, possui alta cremosidade e teor de gordura, a acidez da cerveja corta a doçura e a sensação amanteigada do chocolate na boca, limpando o paladar. A combinação é perfeita e esta é uma ótima pedida para dias mais quentes”.
Stout – Dama Bier
Filha da Porter, o estilo Stout é uma versão mais forte e mais escura do que a mãe. A Stout da Dama Bier é produzida com três diferentes maltes e dois tipos de lúpulos, resultando em um amargor moderado e 5,5% de teor alcoólico, resultando em um sabor suave que lembra uma mistura de café, chocolate e caramelo. “Harmoniza perfeitamente com sobremesas, principalmente aquelas com chocolate, além de ser uma ótima parceira com sorvete de creme ou baunilha”.
Vicolo – Dark Lager A Tutta Birra
A Vicolo é a Dark Lager da cervejaria piracicabana A Tutta Birra que tem em sua composição cacau em pó e traz notas de maltes tostados, café e chocolate tanto no aroma como no sabor. Como seu corpo é baixo, o teor alcóolico de 4,7% e o IBU 16 combina com várias sobremesas que levam em sua preparação chocolate, além de sorvetes como o de baunilha.