Com a participação de 21 instituições assistenciais, acontece de 16 a 20 de maio no Engenho Central em Piracicaba a 35ª Festa das nações de Piracicaba com a representação de 14 nações: (Brasil – Brasil Nordeste, Brasil Norte, Brasil Sul e Piracicaba – Alemanha, Coréia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Itália, Índia, Nova Zelândia, México, Nações Árabes, Nações Africanas, Portugal e Reino Unido). Divididas em 17 restaurantes e 2 quiosques (Brasil Nordeste e Café das Nações).
A festa envolve um grande aparado onde os 17 restaurantes recebem decoração e ambientação típica.
Com a renda adquirida durante o evento, as instituições participantes dão continuidade aos seus projetos sociais/filantrópicos durante alguns meses. A expectativa desta edição é receber 80 mil visitantes. Para que seja um sucesso absoluto, todos os anos cerca de sete mil voluntários atuam antes, durante e depois da festa. Também há a colaboração do policiamento da Guarda Civil Municipal e serviço ambulatorial da Unimed, com ambulância UTI e Samu.
Para as crianças, é instalado um parque de diversão infantil. O evento também oferece variada programação cultural. As empresas patrocinadoras participam com estandes. Entre os patrocinadores está a Hyundai Motor Brasil que, pelo sétimo ano consecutivo, doará um veículo para ser sorteado, com rifas vendidas pelas instituições assistenciais a R$ 10,00. Toda renda da rifa é revertida às instituições participantes assistenciais realizadoras do evento.
O estacionamento é administrado pela Casa do Bom Menino e a bilheteria pela Pasca (Pastoral do Serviço de Caridade). Cada restaurante vai oferecer a gastronomia típica da nação ou região que representa.
A festa continua até o dia 20 de maio. Neste sábado (19) a festa teve os portões abertos ás 11 horas e fechamento ás 23:30 e no domingo a abertura acontece as 11 horas e fechamento dos portões as 18 horas.