Anuncie aqui

Tratamento precoce a alunos com dislexia será obrigatório

Em votação simbólica, os senadores aprovaram, nesta terça-feira (9), substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei do Senado (PLS) que obriga o poder público a oferecer um programa de diagnóstico e tratamento precoce a alunos da educação básica diagnosticados com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou qualquer outro transtorno de aprendizagem. Aprovado na forma do relatório do senador Flávio Arns (Podemos-PR) sem modificações, o texto segue para sanção presidencial.

Essa política de acompanhamento integral está prevista no PL 3.517/2019, um texto alternativo apresentado pela Câmara ao PLS 402/2008. Originalmente, a proposta do Senado restringia essa assistência integral a estudantes com dislexia e TDAH. Entre outras modificações ao texto original, os deputados estenderam essa rede de serviços e cuidados a quem apresentar qualquer tipo de transtorno de aprendizagem.
Em seu relatório, Flávio Arns (foto) reconhece que o projeto permanece oportuno diante da persistência de lacunas no preparo dos profissionais de ensino para lidar com transtornos de aprendizagem. Para ele, “o ponto de partida para interferir nessa realidade é o reconhecimento institucional desses transtornos (…). Sem esse reconhecimento, é pouco crível que as dificuldades de aprendizagem das pessoas desses segmentos deixem de ser naturalizadas e atribuídas a causas de outra ordem”.

O relator também saudou a iniciativa dos deputados de ampliar o público-alvo da política de acompanhamento integral. Com isso, as medidas poderão ser aplicadas, por exemplo, a alunos com disgrafia ou discalculia, e terão o potencial de abranger transtornos que venham a ser descobertos no futuro.

Anuncie aqui

Por fim, Arns alertou que, na hipótese de não serem diagnosticados e tratados tempestivamente, esses transtornos de aprendizagem podem trazer prejuízos à qualidade de vida das pessoas, com consequências que “afetam não apenas os alunos individualmente, mas também os próprios resultados educacionais e econômicos do país”.

Anuncie aqui

José Rosa Garcia

Colaborador

O colaborador é jornalista de vasta experiência. Atuou como Jornalista, chefe de redação e editor de jornais, correspondente do Jornal Estado de São Paulo e Assessor Político. Grande conhecedor da área atualmente escreve sobre politica.

Anuncie aqui

Mais artigos do autor

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Curta nossa página no Facebook

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Outros artigos

Sem eira nem beira

Os alpendres estão se extinguindo. Não, não se sinta culpado por não conhecê-los, eles compunham a paisagem das casas do interior aqui de São...

3 dicas para manter a postura correta ao sentar

Meta-descrição: Confira neste artigo dicas para manter a postura correta ao sentar e evitar dores na coluna! A postura de uma pessoa diz muito a...

Anywhere office

Mundo, o jogo

Anuncie aqui

Mais notícias

Festa do Peão de Barretos moderniza acesso com sistema automatizado de estacionamento

Tecnologia permite compra antecipada, leitura automática de placas e acesso sem filas ao estacionamento do Parque do Peão. A 70ª edição da Festa do Peão...

Caso Felca reacende debate sobre exploração e abuso sexual infantil; veja como fazer denúncias em SP

Safernet, ONG que atua na defesa dos direitos humanos na internet, recebeu em 2023 mais de 71 mil denúncias de imagens de abuso e...