Várias espécies foram achadas mortas na região do bairro Granpark no sábado (7). Neste domingo, o mesmo aconteceu na região do bairro Itaperu, zona rural da cidade.
Pelo segundo dia consecutivo, centenas de peixes mortos foram encontrados no Rio Piracicaba, neste domingo (8). Desta vez, os animais foram vistos boiando próximos às margens no bairro Itaperu, região do distrito de Artemis, em Piracicaba (SP). Ainda não se sabe os motivos da mortandade dos peixes.
No sábado (7), o cenário foi parecido em outra região da cidade, a cerca de 20 quilômetros desse ponto, no bairro Granpark, próximo a Santa Terezinha. Vários peixes apareceram boiando no manancial.
Moradores flagraram a cena e denunciaram a situação. O operador de máquinas João Domingos lamentou a cena. “É muito difícil, é uma tristeza muito grande. Hoje, feriado, que feriado triste. Uma situação dessa…”
“Faz pouco tempo que acabou a piracema e essa quantidade grande de peixe morto. É um desrespeito à natureza isso daí. Tem que ir atrás de quem fez isso daí e punir quem fez, porque é demais. Quantas pessoas poderiam estar comendo o alimento saudável, peixe saudável, agora olha a situação que está”, completou.
A piracema é o período de reprodução dos peixes, que vai até o fim de fevereiro, e tem objetivo de evitar a pesca predatória e garantir a reprodução das espécies nativas.
Ainda no sábado, a quantidade também chamou a atenção de moradores, que fizeram a denúncia. “Eu cheguei era 8h20 e tinha peixe demais morto aqui”, afirmou o operador de máquinas André dos Santos. O morador disse, ainda, que costuma ir aos fins de semana no mesmo local e nunca viu situação parecida.
A reportagem procurou a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para saber se algum técnico foi a um dos dois locais e o que pode ter provocado a mortandade dos peixes. Até esta publicação não houve retorno.