Patrocinado pela Whirlpool Corporation, projeto ressalta o legado cultural dos artistas do município e incentiva a visita dos jovens aos museus, além de oferecer exposições virtuais
Já está aberta a exposição fotográfica Legado na Comunidade – Programa Arte e Jovens nos Museus, no Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga. A exposição retrata em imagens, obras de artistas do município de Rio Claro. Ao todo, 32 obras foram selecionadas e serão expostas com objetivo de ressaltar a importância da arte e de seus criadores, além de incentivar a visita dos jovens aos espaços culturais da cidade. “A cultura de cada localidade é riquíssima e faz parte da história da comunidade, daí o nome da exposição. Acreditamos que através dessas iniciativas podemos resgatar, incentivar e ampliar a ida dos jovens aos museus e, com isso, impactar diretamente a preservação da cultura local”, diz Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG, da NTICS Projetos.
O projeto Legado na Comunidade é uma realização da Sustentabilidade e Cultura Produções Artísticas, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, dona das marcas Brastemp e Consul, e, conta com apoio da Secretaria de Turismo e Cultura da Prefeitura de Joinville. “Faz parte da agenda da Whirlpool apoiar iniciativas sociais e experiências culturais, que fomentem o empreendedorismo e que atuem de forma inclusiva. É a primeira vez que patrocinamos um projeto que fomenta visitas aos museus locais e ao mesmo tempo promove a conexão entre arte e temas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Estamos ansiosos com o impacto dele nas comunidades locais“, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.
Em Rio Claro, estarão expostas obras de sete artistas da cidade, Beatriz Bueno, Júlia Marinho Pardo, Hiago Brescansin da Fonseca, Josiane Maria Kroll Lazarini, Fernando Ribeiro Pereira, Damares Moraes e Fabiana Ribeiro Pereira.
Os temas são inspirados desde, em outros grandes artistas, como Portinari e Anita Malfatti, até música pop, como a artista Beatriz Bueno, que criou a obra “Maré Viva”, baseada na música homônima da banda Fresno. A artista Damares Moraes, optou por retratar um espaço muito conhecido na cidade, a Feira do Cervezão. “Essa feira do bairro me inspirou,muitas vezes, por suas cores vibrantes”, conta.
A exposição é aberta ao público com visitação gratuita, e poderão ser organizadas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino, a fim de contribuir com a democratização do acesso aos meios culturais para população em situação de vulnerabilidade. O Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga fica na Av. 02 n. 572, Centro.
Exposição em formato virtual
Além da exposição física, o projeto oferece, ainda, três exposições virtuais que podem ser acessadas de qualquer lugar, fazendo uso de um computador ou aparelho celular com internet. Na primeira delas, intitulada “Habilidades do futuro”, o visitante faz uma imersão virtual pelas galerias do espaço digital criado para o Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga, onde são apresentadas as 15 habilidades que, segundo o Relatório Futuro do Trabalho de 2020, do Fórum Econômico Mundial (WEF), são essenciais para os profissionais. Dentre elas, destacam-se: pensamento analítico, aprendizado ativo, resiliência, liderança, criatividade, entre outros.
Em outro link está a exposição “Fotógrafos da natureza”, com obras magníficas de animais marinhos e terrestres, além de espaços naturais de diversas partes do Brasil, clicadas pelo artista Fernando Clark, como a Chapada dos Guimarães, Abismo de Anhumas, no Mato Grosso do Sul, Fernando de Noronha, entre outros.
A terceira exposição, intitulada “Empreendedoras do Século”, apresenta fotos de mulheres inspiradoras, que mudaram o curso da história nos mais diversos segmentos, como por exemplo, moda, tecnologia, saúde, gastronomia e varejo.
As exposições virtuais estão disponíveis no link https://ntics.com.br/arteejovensnosmuseus
Serviço:
Exposição Legado na Comunidade
De 14 de junho a 13 de julho
Museu Histórico e Pedagógico Amador Bueno da Veiga – Av 02 n. 572 – Centro
Exposições virtuais e Informações: https://ntics.com.br/arteejovensnosmuseus
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.
Sobre a Sustentabilidade e Cultura
A Sustentabilidade e Cultura é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.
Sobre a NTICS Projetos
Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.