Anuncie aqui
Anuncie aqui

Piracicaba registra primeira morte por dengue em 2022: ‘momento de atenção’, diz Secretaria de Saúde

Paciente era um homem de 80 anos que faleceu em maio deste ano; investigação foi concluída nesta segunda-feira (4).

A Vigilância Epidemiológica (VE) de Piracicaba (SP) registrou a primeira morte por dengue na cidade. Segundo informou a Secretaria de Saúde, nessa segunda-feira (4), o paciente era um homem, de 80 anos. Segundo a secretaria de Saúde, a Pasta não investiga nenhum outro caso suspeito de óbito pela doença, mas faz alerta para ‘momento de atenção’.

Anuncie aqui

A primeira morte por dengue na cidade ocorreu em maio e a investigação foi concluída nessa segunda-feira (4).

Casos

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, entre janeiro e junho deste ano, a cidade registrou 4.534 notificações de dengue, com 1.215 casos positivos. No mesmo período de 2021, foram 12.915 notificações, com 5.242 confirmações.

Momento de atenção

Mesmo com a redução de quase 77% nos casos de dengue entre 2022 e 2021, a Pasta reforça que a cidade vive um momento de atenção para a doença.

Segundo a Administração, os agentes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), trabalha de forma preventiva durante todo o ano. “Eles visitam todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e quando necessário colocando larvicida em possíveis criadouros, além da realização de mutirões de combate a dengue”, afirmou em nota.

As equipes, de acordo com a Secretaria de Saúde, vistoria pontos estratégicos, em imóveis fechados (sem moradores) e em imóveis que estão em obras. Às quintas-feiras, os agentes executam as entradas forçadas em imóveis, quando o proprietário não é localizado. “Em todos os casos, quando encontrado irregularidades é feito a notificação e aplicação de multa”, ressaltou.

Equipes do “Arrastão da Dengue” recolheram 5,76 toneladas de materiais por oitos bairros da região do Monte Líbano, em Piracicaba (SP), durante ação de limpeza realizada neste sábado (2).

A iniciativa integra as atividades do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana.

O arrastão contra a dengue percorreu os bairros Parque dos Eucaliptos, Jardim Noêmia, Ingá, Vila São Paulo, Haiti, Jardim das Flores, Jardim Morada do Sol e Monte Líbano.

O próximo “Arrastão da Dengue” será no dia 16 de julho, das 8h às 14h, na região do Jardim Oriente, passando pelos bairros Serra Verde, Jardim Água Branca e Parque Água Branca, tendo como concentração a Igreja Católica do Serra Verde, à avenida Edne Rontani Bassetti.

A orientação da Prefeitura de Piracicaba é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

“No próximo sábado, 9 de julho, é feriado da Revolução Constitucionalista, por isso não teremos a ação que será retomada na próxima semana”, declarou Sebastião Amaral Campos, coordenador do PMCA.

Prevenção

Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

Eliminar os focos de água parada;
Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda do vaso;
Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
Limpar sempre as calhas dos canos;
Não jogar lixo em terrenos baldios;
Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
A Prefeitura de Piracicaba recomenda que, em caso de suspeita da doença, seja feito o contato imediato com uma unidade de saúde mais próxima e jamais utilizar medicação por conta própria.

 

Fonte: g1 Piracicaba e Região

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Unimed Rio Claro apresenta:

Neste episódio especial, abordamos um tema cada vez mais relevante na área da saúde: os desafios e os limites éticos e legais no exercício da medicina. Como as decisões médicas se equilibram entre a legislação vigente e os princípios éticos da profissão? Para aprofundar esse debate, recebemos dois convidados de peso:

👩‍⚕️ Dra. Thais Lussari Portieres – Advogada Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

👨‍⚖️ Dr. Gilson Tadeu Lorezon – Advogado Vice-Presidente da Comissão Direito Médico da OAB de Rio Claro

Descubra como eventos como o simpósio vêm contribuindo para promover o diálogo entre o setor jurídico e a prática médica, e como isso pode impactar o futuro da saúde no Brasil.

Últimas notícias

Natal Azul de Rio Claro

Por Nilson Nicoletti Há um momento especial em que a cidade muda de ritmo. As ruas parecem respirar mais fundo,...
Anuncie aqui

Jogue e descubra a nossa palavra do dia!

Mais notícias

Anuncie aqui
Anuncie aqui

Jovem de 21 anos morre baleado por policial após tentar fugir...

Daniel Vitor da Silva Vieira tentou fugir a pé e foi atingido no estacionamento de uma galeria comercial na madrugada deste sábado. Um jovem de...

Colisão com viatura da GCM termina em prisão por embriaguez ao...

Motociclista da Guarda Civil Municipal foi arremessado ao solo após motorista ignorar sinalização de parada obrigatória. Na noite de sexta-feira, 19 de dezembro de 2025,...

Comércio de Rio Claro anuncia horário especial para Dezembro e programação...

ACIRC anuncia horário especial do comércio e programação do Natal Azul em Rio Claro A ACIRC – Associação Comercial e Industrial de Rio Claro, em...
Anuncie aqui

Desfiles, VAR, UESCA….

Sucesso os desfiles das escolas de samba de Rio Claro. Ingressos esgotados, transmissão ao vivo, comércio, hotelaria e gastronomia contentes. Este ano marca a efetiva...

Fim dos Cambistas?

Você, pobre mortal, tenta comprar um ingresso para grandes shows musicais ou jogos esportivos e não consegue! Se for compra virtual em poucos minutos...
Anuncie aqui