Má oclusão, deficiência mastigatória e outros problemas podem ser evitados desde cedo a partir da correta amamentação.
O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como ‘Agosto Dourado’, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação. Além dos já conhecidos benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê, é preciso destacar a contribuição da amamentação para o desenvolvimento da saúde bucal.
Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, realizada em 2010 pelo Ministério da Saúde, mostram que cerca de 66% das crianças de 5 anos possuíam uma condição de oclusão dentária, como sobressaliência, sobremordida e mordida cruzada.
De acordo com o dentista Dr. José Roberto Teixeira Leite, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e em Reabilitação Neuro Oclusal pela Dentoclinic de Barcelona-Espanha, a orientação correta sobre como proceder durante a amamentação pode contribuir para prevenir deficiências mastigatórias e até respiratórias no futuro.
O especialista esclarece de forma didática que a chamada “falta de espaço na mandíbula”, pode acarretar em má oclusão, defeito na respiração, deglutição atípica, problemas na articulação temporomandibular (ATM), deficiência mastigatória, desvio de linha média de incisivos, bruxismo e outros desvios. “Assim como as crianças crescem, a boca também não para de crescer, por isso, incentivar esse correto desenvolvimento pode evitar a desordem mandibular, contribuindo até mesmo para uma melhor respiração e mastigação”, destaca.
A amamentação correta estimula o desenvolvimento dos ossos maxilares, trabalhando a musculatura, incentivando o crescimento dos dentes e evitando as cáries. “A amamentação contribui para o crescimento dos ossos e dos músculos levando à harmonia da face, correto posicionamento de dentes e língua, além de auxiliar a respiração e a fala.”
Dr. José Roberto ressalta ainda outras ações no processo como incentivar a respiração nasal correta e não pela boca, incluir alimentos mais fibrosos e secos, evitar a chupeta e hábitos de dedo na boca, além de cultivar um ambiente domiciliar mais arejado.
Sobre o especialista
Dr. José Roberto Teixeira Leite é graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, com extensão em RNO (Reabilitação Neuro Oclusal) pela Dentoclinic Barcelona-Espanha. É membro fundador da Associação Brasileira Dr. Pedro Planas de RNO São Paulo, autor do livro “Uma boca que quer crescer” – fruto de um projeto de pesquisa realizado nas Escolas municipais de Rio Claro-SP. Foi presidente da APCD de Rio Claro, com especialização em Saúde em PNL pela Sinapses e especialização em Hipnose Clínica pelo Centro Médico de Ribeirão Preto. Ministrou cursos na APCD em São Vicente, Bauru, São Vicente, Araxá, além de congressos internacionais e faculdades.