São oito carros alugados e duas motos adquiridas com o objetivo de ampliar as rondas nas áreas urbana e rural.
O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entrega nesta sexta-feira (22) 10 novos veículos zero quilômetro para a Guarda Civil Municipal de Rio Claro.
“Estamos ampliando a estrutura desse importante setor em benefício direto dos profissionais que zelam diariamente pela segurança da comunidade e em respeito à população, que ganha maior sensação de segurança com os novos veículos circulando para a proteção dos rio-clarenses”
, destaca Juninho.
A entrega dos veículos será feita às 14 horas na Avenida Presidente Kennedy, próximo ao aeroclube de Rio Claro. São seis carros da Volkswagen, modelo Space Fox, e dois Toyota SW4, que fazem parte do lote de veículos alugados pela prefeitura para renovação da frota. A prefeitura também entregará duas das cinco motos que adquiriu com recursos próprios, para uso dos guardas em rondas e outros procedimentos. As outras três motos estão sendo adaptadas e serão entregues posteriormente. “A Guarda Civil desempenha um papel essencial em nossa política municipal de segurança”, reforça o vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Defesa Civil, Marco Antonio Bellagamba. “Seja no apoio ao trabalho das polícias civil e militar, ou no atendimento direto às demandas da comunidade, a CGM precisa estar sempre bem estruturada e essa é uma preocupação contínua desta administração”, acrescenta.
Um dos objetivos da prefeitura com os novos veículos é ampliar o patrulhamento na área urbana e também na área rural, com apoio das polícias ambiental e militar. A renovação da frota também faz parte de uma série de melhorias implementadas pela prefeitura para melhorar a infraestrutura do setor de segurança e condições de trabalho dos profissionais. No ano passado, três pick-ups do modelo Volkswagen Amarok foram comprados pela prefeitura para uso da Defesa Civil e da Guarda Municipal. Os guardas municipais e vigias patrimoniais receberam novo fardamento, cursos e treinamentos.
Além disso, a prefeitura está fazendo testes nos Leitores Automáticos de Placas (LAP) que estão sendo instalados em Rio Claro para reforçar a segurança. Os LAPs serão interligados ao sistema Detecta, uma ferramenta do governo estadual que integra informações dos bancos de dados de diversas áreas ligadas à segurança. Com isso, será criada uma “muralha digital” nas entradas da cidade.